Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:31:01
Diário da Amazônia

Prazo para a revisão biométrica é encerrado

A Justiça Eleitoral estima que cerca de 25% dos eleitores tenham os títulos cancelados.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/06/2017 às 05h10min | Atualizado 31/05/2017 às 18h16min

O município possui 61 mil eleitores, mas apenas 44.832 mil se regularizaram

Terminou na terça-feira, 30, o prazo para os eleitores de Cacoal fazerem a revisão biométrica. A estimativa da Justiça Eleitoral é que 25% do eleitorado do município tenham deixado de fazer o procedimento, e terão os títulos cancelados.
De acordo com a chefe de cartório Mariângela Del Rosso, o município possui 61 mil eleitores, mas apenas 44.832 mil se regularizaram com a Justiça, o que equivale a 72,6%.

Era grande a fila de eleitores que procuraram a Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia (Cemaderon) no último dia para a realização da biometria. No local as pessoas chegaram a esperar por atendimento até duas horas e meia.

De acordo com a chefe de cartório, quando os eleitores chegavam na Cemaderon já haviam cerca de 170 pessoas esperando. Às 10 horas, já haviam sido distribuídas cerca de 470 senhas e a expectativa era que até o final do dia, 1,7 mil pessoas fossem atendidas.

“Os eleitores não procuraram fazer a biometria no começo, no mês de abril, quando demos início ao processo praticamente não houve atendimentos, agora nas últimas três semanas essa procura se intensificou, o que causou filas e um bom tempo de espera por atendimento”, explicou Rosso.

Previsão

A Justiça Eleitoral estima que cerca de 25% dos eleitores do município tenham os títulos cancelados, porque deixaram de fazer a biometria. A previsão é que a revisão biométrica atinja a 75% do eleitorado até o final de quarta-feira.

“Esses eleitores que não compareceram terão os títulos cancelados, o que significa é que não terão quitação, o que significa é que ele não terá a certidão negativa da Justiça Eleitoral. Para se regularizar, o eleitor terá que esperar até o mês de setembro, quando o sistema voltará a renovar o título”, contou.

Biometria em Santa Luzia e Alto Alegre dos Parecis

Hoje (1), encerra o prazo do cadastramento biométrico para os eleitores de Santa Luzia do Oeste e Alto Alegre dos Parecis. Nesses municípios pouco mais de 50% dos eleitores fizeram o procedimento até agora.

De acordo com a chefe de cartório Lílian Silveira, no município de Santa Luzia do Oeste são 7.543 eleitores, destes 4.071 já foram revisados, faltando apenas 3.472 eleitores. Em Alto Alegre dos Parecis o total do eleitorado corresponde a 8.910 eleitores, destes 4.481 já realizaram o procedimento, faltando apenas 4.429 eleitores.

“Os postos de atendimento funcionam das 8 horas às 17 horas nos dois municípios. Os eleitores de Alto Alegre dos Parecis que perderem o prazo da biometria e tiverem o título cancelado, terão que posteriormente se deslocar até a sede do cartório em Santa Luzia do Oeste para regularizar a situação ou confeccionar um novo título”, alertou Lilian.



Deixe o seu comentário