Porto Velho/RO, 22 Março 2024 17:54:21
RONDÔNIA

Prefeitura fiscaliza regras de distanciamento social na capital

De acordo com a Prefeitura em conjunto ao Governo do Estado, está sendo fiscalizado o cumprimento das regras de distanciamento social

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/05/2020 às 14h34min

Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Nessa semana a Prefeitura de Porto Velho, em atenção ao decreto 25.049, de 14 de maio, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus vem realizando ação fiscalizatória no comércio da capital.

Na quarta (20) a equipe do Diário da Amazônia foi até a feira do 4 de Janeiro localizada na Rua Ananias para acompanhar o cumprimento das regras de distanciamento social. No local algumas barracas foram encontradas com distanciamento, porém o uso da máscara de proteção estava sendo feito de forma inadequada pela maioria dos feirantes. Outra dificuldade encontrada foi a aglomeração dos clientes.

Já na quinta (21) a feira do bairro Liberdade localizada na Rua Rafael Vaz e Silva foi encontrada outra situação. Pela manhã as barracas estavam divididas respeitando o distanciamento e não havia aglomeração no local.

De acordo com a Prefeitura em conjunto ao Governo do Estado, está sendo fiscalizado o cumprimento das regras de distanciamento social, visando permitir a retomada gradual do comércio e suas especificações de cada modalidade comercial.

O trabalho está sendo realizado em todas as regiões da cidade nas áreas comerciais de todos os bairros e é dividido em duas etapas, sendo inicialmente com orientação e anotação dos estabelecimentos que estão em desacordos com as normas e na segunda etapa o estabelecimento que estiver em desacordo será notificado para que possa se adequar.

Caso não haja adequação, numa terceira situação pode ocorrer a interdição ou fechamento do comércio. Algumas recomendações contidas no decreto são: uso obrigatório de máscaras, de forma a proteger nariz e boca; higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel ou líquido e manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas.



Deixe o seu comentário