Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:17:58
Diário da Amazônia

Presidente da Faperon media talk show sobre cafés especiais de RO

Duas famílias com tradição no cultivo de cafés especiais contaram suas trajetórias e experiências de sucesso com a cafeicultura.

A- A+

Publicado: 23/09/2020 às 14h54min

Foto: Divulgação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, conduziu na manhã desta quarta-feira (23) Talk Show sobre os cafés campeões de Rondônia. O evento foi realizado na feira digital CONECTA SEBRAE – AGROLAB AMAZÔNIA. Duas famílias com tradição no cultivo de cafés especiais contaram suas trajetórias e experiências de sucesso com a cafeicultura.

Ronaldo Bento, representando a família Bento, falou da cultura que há na essência da agricultura familiar e o foco na produção sustentável. A família, que foi três vezes campeã do ConCafé como propriedade modelo, viu na sustentabilidade um caminho promissor. “Quando participamos pela primeira vez, eu estava sem acreditar muito se iriamos ganhar, mas depois que conseguimos, aí que eu fui pra cima nesse foco da sustentabilidade”. Roberto relatou alguns dos trabalhos desenvolvidos na propriedade como o plantio de árvores para quebra do vento e a preservação de nascentes.

Alex Lima, representou a família Lima, produtores de café em Rondônia desde 1984. Ele, que faz parte de uma geração mais nova, contou como foi a transição para o café clonal. “Fizemos a primeira lavoura de clone em 2011”, conta o rapaz. Após participar do concurso pela primeira vez em 2016 e ganhar, o pai de Alex ficou ainda mais empolgado. “Ele dizia ‘tem muito campo, tem muita gente querendo beber café de qualidade’ e começamos a investir mais e mais”, conta Alex. “Costumo dizer que é um caminho sem volta, você não se vê mais produzindo, se não for desse jeito. Ou faz uma cosia profissional ou é melhor nem mexer”, finaliza o jovem.

A produtora e engenheira agrônoma Poliana Perrut também participou do Talk Show e, como especialista, relatou o cenário atual das lavouras cafeeiras do estado. Segundo a agrônoma, Rondônia conta hoje com mais de 40 variedades de clones, fator que associado a adoção de boas práticas de manejo vem elevando a produtividade do estado sem a necessidade de abrir novas áreas.

“Crescemos em produção utilizando áreas subutilizadas ou usadas com pastagens. Além disso, temos uma alta taxa de revitalização onde lavouras de produtividade baixa estão sendo substituídas por materiais genéticos e com isso vamos melhorar ainda mais nossa produtividade”, explicou. “Se tem uma região que está produzindo café sustentável, é Rondônia. Estamos aliando tecnologia a nosso favor, material genético e o empenho dos produtores”, concluiu Perrut.

O talk show fez parte da programação da primeira feira de agronegócio da Amazônia realizada em ambiente virtual, a AGROLAB AMAZÔNIA. O evento segue até amanhã (24/09) e a participação é gratuita. (Assessoria)



Deixe o seu comentário