Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:08:07
VARIEDADES

Programa Rural será transmitido na Rede TV

Programa “campo e lavoura” vai ao ar das 6:00 ás 8:00 hrs todos os sábados.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/08/2017 às 05h20min

Seguindo uma tendência que vem sendo adotada, com bons resultados em redes regionais de rádio e teve, em estados onde o agronegócio é destaque, como Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, o diretor de jornalismo e comercial da Rede TV! Alessandro Lubiana acertou ao projetar a transmissão do programa “Campo e Lavoura”, que vai ao ar das 6:00 às 8:00 hs todos os sábados, na Rádio Globo, apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, para ser transmitido simultaneamente no mesmo dia e horário em rede estadual, a partir de 09 de setembro.

Tendo a Rádio Globo, Porto Velho como cabeça de ponte transmitindo o programa em cadeia com às rádios Alvorada (Ji-Paraná) Verdes Florestas, (Alta Floresta) e Perola do Mamoré (Costa Marques). A Rede Teve! Cobrirá ao mesmo tempo 22 municípios, incluindo Porto Velho, juntamente com à teve Gazeta, o projeto inovador tem como objetivo levar informações claras aos produtores rurais e empresários ligados ao agronegócio.

O projeto é inovador relata o jornalista, José Luiz Alves que tem a missão de apresentar o programa em novo formato a partir de 09 de setembro. Frisa: “Primeiro é necessário conhecer e ter sensibilidade suficiente para desenvolver um trabalho voltado para todas as áreas que abrangem agronegócio em Rondônia. Partindo da produção a comercialização passando pelos gargalos estruturais”. Conhecendo a realidade do agronegócio, rondoniense, ele lembra que o setor é responsável por 50% do (PIB) Produto Interno Bruto no Estado e ainda tem muito para crescer.

Gerando mais de 100 mil empregos diretos e indiretos em Rondônia, o agronegócio familiar e de precisão movimentam a economia no campo e nas áreas rurais. 80% do que é consumido nos centros urbanos vem da agricultura familiar. O Agronegócio de precisão, soja, milho, café, peixe e carne entesouram dividendos para o Estado, assim como amplia o desenvolvimento no campo com novas tecnologias.

Objetivo é valorizar o produtor rural

A proposta do programa é valorizar e reconhecer a importância do pequeno, médio e grande produtor rural, que mesmo diante de uma crise politica e institucional que parece ter mais fim, trabalham e produz com responsabilidades oferecendo as respostas que a sociedade necessita. “Quem nasceu no campo, cresceu dividindo, os estudos com ou cabo da enxada na lavoura conhece e valorizam os esforços dos que levantam de madrugada para produzir gêneros de primeira qualidade, portanto, este é o nosso objetivo”.

Para José Luiz Alves, que já foi sub-editor da área rural do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, na década de 1980 subordinado ao experiente jornalista, Paulo Henrique Amorim, atualmente na Rede Record de televisão e editor do caderno Rural do Jornal “Diário da Amazônia”, Rondônia necessita de mais investimentos no campo, para manter o crescimento médio de 5,7% nos próximos 5 anos.

Explica: “estados como, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e são Paulo entre outros estão com o agronegócio consolidado, necessitam de recursos para custeio a curto-prazo”. Acentuando: “enquanto em Rondônia, os recursos devem ser carreados em longo prazo para investimentos, em tecnologia, melhoria genética do rebanho bovino, preservação dos campos e áreas cultivadas muitas delas em processo de degradação”.

Esses e outros temas importantes para economia de Rondônia serão debatidos no programa “Campo e Lavoura” com autoridades, técnicos e empresários sempre visando o desenvolvimento econômico e social deste Estado.



Deixe o seu comentário