Porto Velho/RO, 27 Março 2024 07:37:04
RONDÔNIA

Projeto do governo fortalece a atenção básica à saúde na Capital

Uma reunião preparatória discutiu prazos e critérios da ação em Porto Velho.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 29/05/2019 às 09h28min

Uma reunião preparatória para discutir os prazos e critérios para implantação da Planificação da Atenção Primária em Porto Velho, primeiro município da região Madeira-Mamoré a receber o projeto, foi realizada na segunda-feira (27) e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, da secretária Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, e técnicos da Sesau que fazem parte do grupo condutor da planificação.

Foto: Divulgação

De acordo com Fernando Máximo, a Sesau já atua com a planificação em quatro regiões de saúde do Estado; Central, Vale do Guaporé, Café e Cone Sul. “A nossa expectativa, agora, é iniciar este projeto na região Madeira-Mamoré. O critério é que comece pela capital. A Sesau está buscando junto ao município o início da Planificação na intenção de melhorar a qualidade da assistência da atenção básica e diminuir o fluxo de internações e descongestionar unidades de saúde mais complexas”, explica Máximo.

A previsão é para que o projeto inicie no segundo semestre. Há critérios e prazos que precisam ser cumpridos pelo município. “Uma dificuldade que vamos sanar, em breve, é a questão de recursos humanos, mas já está em andamento a solicitação para a contratação emergencial de profissionais”, afirmou Pasini.

Nesta quarta-feira (29) haverá outra reunião entre técnicos da Sesau e a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, que conduz os processos de trabalhos das oficinas, para uma avaliação dos prazos para o início do projeto.

A Planificação é desenvolvida por um conjunto de oficinas, tutorias e capacitações práticas de curta duração realizadas por técnicos do Estado e municípios, voltadas a 100% dos servidores e profissionais que atuam cotidianamente nas unidades de saúde.



Deixe o seu comentário