Porto Velho/RO, 26 Março 2024 18:11:59
Diário da Amazônia

Projeto mobiliza o Vale do Jamari

O Sebrae é parceiro e fornece suporte na área de inovação estratégica para o grupo de gestão.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/12/2017 às 06h15min

O grupo de trabalho tem se reunido para definir atividades estratégicas para o desenvolvimento econômico da região

Para quem pensa que quando um projeto acaba é a hora de comemorar e fim, reveja seus conceitos, pois um grupo de agentes de desenvolvimento do Vale do Jamari, em Rondônia, pensou de forma estratégica e diferenciada com a finalização do Projeto DET na região e resolveu que era hora de fazer acontecer inovando para atingir ainda mais resultados. No território composto de treze municípios funcionou de 2015 a 2017 o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Vale do Jamari do Sebrae, com diversas parcerias públicas e privadas. De acordo com a coordenadora Cristina Marques, o projeto tinha como principal objetivo dinamizar a economia, criando novas fontes de circulação de renda, preparando a governança regional para ações de impacto micro e macro, que fortalecessem as micro e pequenas empresas. “Com apoio da administração pública, esses objetivos foram alcançados”, menciona.

O projeto deu certo e foi um sucesso de execução, conseguindo atingir um número grande de empresas e de novas empresas, cerca de 2 mil novos negócios instalados só em um ano. Conforme Marilene da Luz, agente de desenvolvimento em Monte Negro, foram mais de 9 mil pessoas capacitadas com certificados emitidos. Além desses números, o projeto com as ações e parcerias locais/regionais constituídas na grande maioria pelos agentes de desenvolvimento, via Sala do Empreendedor, contribuiu para que se ampliassem em média mais de 20% a compra local com as Micro e Pequenas Empresas. Já com os produtores rurais que se beneficiaram, o incremento da compra com agricultura familiar chegou a 100% em alguns municípios.

São mais recursos circulando hoje na economia dos municípios, superando assim a crise, tanto para o setor público quanto para os empreendedores. “Com certeza a região é digna de receber visitas de todo Brasil, visitas de lideranças que queiram copiar as boas práticas aplicadas, todas elas documentadas”, diz Franciluci Nascimento, gestora do projeto”. E os trabalhos não pararam por aí porque o grupo formado por mais de vinte agentes de desenvolvimento dos municípios da região pediu auxílio ao Sebrae para o encerramento do projeto, para encaminhamento ao processo de inovação, resultando na fundação do Comitê de Desenvolvimento do Território do Vale do Jamari, que contempla as metas das lideranças regionais, destacando desenvolvimento municipal, desenvolvimento territorial, interação, abertura de novos caminhos, desenvolvimento de pessoas, crescimento pessoal, qualidade de vida, planejamento do futuro e a busca por estratégias de fomento ao desenvolvimento em geral. Para atingir as expectativas, o grupo de agentes de desenvolvimento criou a visão do Comitê que é de tornar o Território do Vale do Jamari como referência estadual de desenvolvimento socioeconômico. Para isso constitui-se, em parceria com o Sebrae, as ações que serão trabalhadas de 2018 a 2020, incluindo proposta de criação do Consórcio do Vale; Educação empreendedora nas escolas, bem como a implantação de cooperativas escolares”; Projeto cooperar, Sicoob (Serviço Social) apoio ao empreendedorismo e cooperativismo; e apoio à rota turística do Vale do Jamari.



Deixe o seu comentário