Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:29:53
SAÚDE

Rara bactéria causa surto em São Miguel do Guaporé

A Secretaria Municipal de Saúde Cacoal emitiu nota sobre o surto de botulismo no município de São Miguel do Guaporé, ocorrido no..

Por Redação Diário da Amazônia e A.I.
A- A+

Publicado: 13/02/2019 às 22h03min | Atualizado 13/02/2019 às 22h07min

A Secretaria Municipal de Saúde Cacoal emitiu nota sobre o surto de botulismo no município de São Miguel do Guaporé, ocorrido no domingo (10). Em nota, um almoço envolvendo oito pessoas teria iniciado o surto da bactéria. De acordo com a secretaria, o botulismo é uma doença bacteriana rara, porém grave e não contagiosa.

Segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde, do total de pessoas envolvidas no surto, cinco pessoas adultas estão internadas, quatro em estado grave na UTI do Hospital Regional de Cacoal (HRC) e uma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) sem sinais de agravamento. As outras três pessoas estão sem sintomas (um adulto e duas crianças).

Este surto esta sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde, Lacen, CIEVS e Vigilâncias Epidemiológicas de Cacoal, São Miguel e Alvorada (crianças estão .

Foram coletadas amostras de todos os pacientes, bem como de alimentos da residência onde ocorreu o almoço para análise no Lacen RO. Os quatro pacientes graves já tomaram o soro anti-botilínico e o Ministério da Saúde está encaminhando mais soros para administrar aos demais que participaram deste almoço, mesmo assintomáticos, com previsão de chegada em Porto Velho ainda nesta quarta.

Para medidas de prevenção é recomendado evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto. Conservas caseiras e produtos industrializados que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos antes de serem consumidos. E é importante não conservar alimentos a uma temperatura acima de 15ºC.

bactéria

A bactéria causadora dessa condição pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente enlatados e os que são preservados inadequadamente.

Os principais sintomas do botulismo são paralisia muscular progressiva, que se inicia pelo rosto, dificuldade de abrir os olhos, de engolir e visão dupla. Se não for tratado, os sintomas progridem e passa a haver dificuldade para se mexer e respirar.



Deixe o seu comentário