Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:16:27
RONDÔNIA

Ribeirinhos recebem atendimentos

As famílias impactadas pela enchente receberam kits com itens essenciais.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/03/2016 às 05h15min

Um barco com equipes da Semas e da Sempedec desceu no dia 14 o rio Madeira para atender à população ribeirinha

Um barco com equipes da Semas e da Sempedec desceu no dia 14 o rio Madeira para atender à população ribeirinha

O secretário municipal de Assistência Social de Porto Velho ( Semas), Solano Ferreira, informou que a Assistência Social e a Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil ( Sempedec), numa ação conjunta, estão atendendo às comunidades ribeirinhas do rio Madeira, levando água potável, material de higiene pessoal e mosquiteiros às famílias impactadas pela enchente. A Semas também está realizando mapeamento socioeconômico das famílias; fazendo o Cadastro Único (CadÚnico), para emissão de benefícios e o fornecimento de cestas básicas para quem teve impacto econômico e vulnerabilidade alimentar, e os benefícios essenciais, auxílio aluguel, por exemplo, caso seja necessário.

Um barco com equipes da Semas e da Sempedec desceu no dia 14 o rio Madeira para atender à população ribeirinha. Os distritos que receberão os benefícios nesse primeiro momento serão: São Carlos, Nazaré e Calama e as localidades de Cavalcante, Guarani, Ilhas dos Periquito, Curicacas, Boa hora, Boa Vitória, Santa Catarina, São José da Praia, Conceição da Galera, Ilha de Assunção e Ressaca. Segundo Anderson Nanan, secretário adjunto da Sempedec, essa ação é um desdobramento do plano de contingência lançado no final do ano passado cujo objetivo é minimizar quaisquer danos ou perdas nas comunidades ribeirinhas bem como prevenir possíveis doenças ou endemias com água potável e kit de higiene pessoal.

Solano Ferreira informou que a previsão é que vai ocorrer, como sempre ocorre, enchente no rio Madeira, mas, não tão impactante como a enchente ocorrida há três anos e observou que mesmo assim, isso representa um risco, porque temos oito bairros em Porto Velho que estão basicamente ao nível do rio, significa, que pode ocorrer um impacto volumoso considerando a

As equipes levaram água potável, material de higiene pessoal e mosquiteiros

As equipes levaram água potável, material de higiene pessoal e mosquiteiros

quantidade de famílias que tem nesses lugares. “Em alguns desses bairros muitas famílias já foram retiradas para conjuntos habitacionais, outros agora no mês de abril já serão também transpostas, mas, o fenômeno enchente está aí, e por isso é que estamos em alerta”, afirma o secretário.

Escolas não serão utilizadas

Quanto a desabrigados, o secretário disse que até o momento tem em média vinte famílias que foram retiradas para casas de parentes. “Esse ano nossa proposta é não alojar em escolas pra não atrapalhar o ano letivo, até porque, segundo os prognósticos não terá um número grande de famílias desabrigadas. Mas já temos uma paróquia em Porto Velho que já disponibilizou o espaço para abrigar famílias se necessário for. Temos também o prédio do antigo  Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) que pertence a prefeitura que  também já está preparado pra receber as famílias caso seja necessário”, afirmou Solano Ferreira.



Deixe o seu comentário