Porto Velho/RO, 26 Março 2024 18:32:53
RONDÔNIA

Rio Madeira já atinge 15 metros e volta a preocupar

Prefeitura mantém equipes de prontidão para qualquer medida preventiva ou de urgência.

Por Larina Rosa/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/02/2020 às 14h19min | Atualizado 12/02/2020 às 18h02min

Nível do rio Madeira 13.13 no dia 29 de janeiro. Foto: Roni Carvalho

Nível do Rio Madeira 15 metros no dia 12 de fevereiro. Foto: Roni Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

O rio Madeira está próximo da sua cota de alerta, na tarde de hoje (12) seu nível chegou a 15 metros de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo a prefeitura de Porto Velho, nesse período está sendo intensificado o monitoramento dos bairros. Até o momento não houve necessidade de remoção de famílias, mas toda infraestrutura está garantida.

Como o rio voltou a subir desde o último dia 2 com elevação do nível em 2.46m, as equipes estão de prontidão para qualquer medida preventiva ou de urgência, destacou a assessoria da prefeitura.

Caso o rio Madeira ultrapasse a cota de alerta que segundo a prefeitura é de 16 metros, a administração municipal garante que está preparada para atender às famílias em áreas de risco. Já foram adquiridas pela prefeitura cestas básicas e água mineral para distribuição às famílias monitoradas caso haja necessidade de abastecimento as famílias do baixo Madeira.

Jailson Roque teve sua casa atingida na enchente de 2014, hoje mora na vila Dnit após a ponte do rio Madeira, recomenda aos moradores das áreas de risco que não deixem para sair de casa na última hora. “Com a gente foi assim, acordamos já com água dentro de casa da noite para o dia, por esperar que a água não entre”, disse.

Arnaldo Mendes é outro morador do baixo Madeira e conta que perdeu tudo na enchente de 2014. “A gente tem medo que aconteça de novo. Na enchente a água entrou 1,70 dentro de casa. Estamos pensando em nos mudar, todo ano o medo é constante’’, contou.

As famílias atingidas diretamente serão beneficiadas com kits emergenciais que fazem parte do Plano de Contingência em Decorrência do Período de Enchentes.

A prefeitura destaca que até o momento não houve a necessidade de remoção de famílias. Os estudos da prefeitura de Porto Velho apontam um número de 400 residências atingidas caso o rio alcance a cota de alerta.



Deixe o seu comentário