Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:11:46
Diário da Amazônia

Rondônia busca modelo de segurança

Estado sedia reunião do Pacto Integrador de Segurança Pública.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/08/2017 às 05h35min

Lioberto Caetano explicou que as reuniões do pacto discutem a segurança nas fronteiras

Em meio ao planejamento para reduzir ainda mais o índice de criminalidade em Rondônia, Porto Velho sedia de 29 a 31 de agosto a sexta reunião do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. A programação reunirá aproximadamente 200 profissionais e secretários de Segurança de aproximadamente 20 Estados. A solenidade de abertura será no Palácio das Artes, com a presença do governador Confúcio Moura (PMDB), e as reuniões dos comitês temáticos serão na Uniron do Porto Velho Shopping.

O Pacto Integrador de Segurança Pública teve origem nas primeiras reuniões do Consórcio Brasil Central, formado pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Distrito Federal. Depois, devido a sua repercussão, passaram a integrar o grupo os Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Ações em estudo em Rondônia, onde o quantitativo de ocorrências de crimes contra a vida diminuiu, podem servir de modelo para outras unidades da Federação. No Estado, por exemplo, foram registrados 72 homicídios em janeiro de 2016, enquanto no mesmo mês deste ano foram 62. Em fevereiro de 2016 aconteceram 77 assassinatos, e no mesmo período de 2017, 58, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O secretário de Segurança, coronel Lioberto Caetano, explicou que algumas ações já tiveram efeito imediato em Rondônia, enquanto é traçado um planejamento para obter resultados a médio e longo prazo. Ele explicou que as reuniões do pacto são fundamentais para discutir ações de prevenção e repressão a crimes nas divisas do Estados e nas fronteiras com outros países, além da troca de experiências.

De acordo com o coronel Caetano, medidas que apresentarão resultados no futuro estão previstas no Programa Rondônia Segura, que está estudando a segurança pública de forma diferente. “Estamos trabalhando para ressignificar a segurança. É uma palavra diferente, porque o tema está sendo abordado de forma muito mais ampla, englobando a situação socioeconômica e o desemprego, que são causas da violência”, acrescentou.

Maioria das ocorrência é referente às drogas

O secretário da Sesdec detalhou que a meta não é apenas combater a violência em si, como tem acontecido, mas atuar na raiz do problema. Ele citou que toda a sociedade precisa ser envolvida, assim como as prefeituras. “Manter sem mato os terrenos desocupados, por exemplo, ajuda a aumentar a segurança. E algumas vezes não compensa se trancar em casa. Há casos em que a população resolveu sair às ruas, em grupos, e isso reduziu a violência”, argumentou.

De acordo com os dados da Secretaria, 67% das ocorrências policiais estão ligadas ao uso de drogas. São muitos casos de furtos cometidos por usuários. Para o coronel Caetano, isso demonstra que não adianta apenas manter os policiais nas ruas, sendo preciso atuar na causa do problemas, com medidas preventivas.

Segundo ele, foram elencados dez itens para alavancar a segurança pública em Rondônia, sendo que o primeiro é a necessidade de mais recursos, o que pode ser assegurado através do apoio dos deputados estaduais. Depois, aparece a participação da comunidade, que precisa denunciar as ocorrências e não esconder criminosos. “A maior parte dos furtos não é praticada por quadrilhas. A população precisa acionar a polícia”, especificou.

Com o Pacto, os profissionais que atual na segurança em Rondônia mostrarão o que já vem dando resultado e verificarão o que pode ser implantado. As reuniões dos comitês temáticos começam no dia 29, às 8h, na Uniron, e se estendem até o meio-dia. Às 14h, no Palácio das Artes, o governador Confúcio Moura faz a abertura do evento, e às 14h30 o coronel Caetano profere palestra sobre o trabalho desenvolvido no Estado.



Deixe o seu comentário