Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:31:07
Diário da Amazônia

SAE confirma aumento dos casos de Aids

O Sae acompanha 914 pessoas, sendo 70% delas residentes em Ji-Paraná.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/09/2017 às 07h00min

A equipe do Serviço de Assistência Especializada faz entrega grátis de camisinhas

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) vem registrando, consideravelmente, o crescimento de casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV). De acordo com as estatísticas, a maioria dos doentes estão relacionada a jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Em Ji-Paraná, de acordo com a coordenadora da Divisão de Epidemiologia, Emanuela Souza, os casos de Aids teriam aumentado de forma preocupante. A divisão, ainda segundo a coordenadora, trabalha com acompanhamento de pacientes oriundos de 17 municípios da região central do Estado, totalizando 914 pessoas infectadas, sendo 70% dos pacientes se declaram residentes em Ji-Paraná. “A prevenção é a forma mais segura de evitar a contaminação. Ou seja, o uso da camisinha durante a relação sexual é muito importante”.

Para conter os casos, o Governo Federal através do Ministério da Saúde (MS) passou a orientar as secretarias dos Estados e municípios a praticar um Procedimento Único para quem precisa da pílula Antiaids, recomendada para quem passou por uma situação de risco com vírus HIV. Os registros envolvem não somente casos de HIV, mas também doenças consideradas sexualmente transmissíveis como: Sifilis, Hepatites Virais, Codilomas e HPV com mais de três mil pacientes atendidos.

A cada 15 minutos um caso de HIV é registrado no Brasil. Os números são divulgados pelo Ministério da Saúde, com base em relatório oficial.



Deixe o seu comentário