Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:49:56
Serviços

Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná realiza prestação de contas

Bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria

A- A+

Publicado: 08/04/2015 às 14h23min | Atualizado 28/04/2015 às 14h26min

 A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados. (Foto: Agência Senado)

Semusa|Ji-Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná  (SEMUSA) realizou na manhã desta quarta-feira  (08) mais um audiência pública para prestação de contas das receitas e despesas do órgão, referentes ao 4º trimestre de 2014.

São realizadas anualmente quatro audiências públicas e por meio delas a comunidade pode tomar conhecimento de todas as atividades da Secretaria, conferir onde estão sendo aplicados os recursos provenientes do percentual da arrecadação municipal que é destinado à saúde, além de outros recursos advindos de convênios e programas da esfera estadual e federal.

Esta prestação de contas ocorre em Cumprimento à Lei 8.689/93, de acordo com seu artigo 12 que fala que o “Gestor do Sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”.

Dos números apresentados, alguns dados chamam atenção, como os atendimentos realizados no Hospital Municipal. Só de consultas médicas foram mais de 35 mil, foram realizados 528 partos, 2.290 internações e 785 cirurgias. Nos laboratórios particulares conveniados com o município, foram realizados 37.912 exames.

Oziel Malheiros, responsável pela apresentação da audiência, comentou, dizendo o seguinte: “Tivemos muito avanços na área da saúde , mas um fator que nos chamou atenção  e que serve de alerta para a população é a grande quantidade de novos casos de HIV nesse último trimestre de 2014. Só em Ji-Paraná foram 16 novos casos e de pessoas de outros municípios mais 10 novos casos, o que prova que este ainda é uma doença que, mesmo com tantas campanhas de conscientização e distribuição gratuita de preservativos, ainda vem avançando no meio da população”.

Ainda segundo Oziel, um destaque para Ji-Paraná  em relação a outros municípios é o excelente percentual de famílias que foram atendidas pelo Núcleo de Apoio e Informação Bolsa Família. Das 4.194 famílias cadastradas para acompanhamento, 3.450 foram atendidas. Este acompanhamento é uma das condicionalidades do programa para que as famílias permaneçam recebendo o benefício. A média estadual é de 61,35%.



Deixe o seu comentário