Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:59:41
Diário da Amazônia

“Selo Unicef” realiza capacitação na capital

O objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/04/2016 às 06h20min

Vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, fez a abertura de evento da Unicef

Vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, fez a abertura de evento da Unicef

A realização do Fórum Comunitário, as políticas para a infância e o combate ao mosquito Aedes aegypti são os principais temas abordados no 4º ciclo de capacitações do Selo Unicef, aberto na última quarta-feira, 13, e encerado ontem, 14, em Porto Velho. Representantes de 44 municípios do Estado, entre prefeitos, vereadores, presidentes de conselhos municipais e estadual de defesa da criança e do adolescente participaram do evento.

Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a primeira edição do Selo Unicef Município Aprovado foi realizada na Amazônia em 2009. O objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no semiárido e na Amazônia Legal, áreas que concentram o maior número de crianças em situação de vulnerabilidade.

Presente na abertura do evento, o vice-governador Daniel Pereira enfatizou ideias, projetos, iniciativas e ações do governo do Estado em prol das crianças e ado-lescentes. Ele deu o exemplo do Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará e do projeto da Guarda Mirim, desenvolvidos no município de Rolim de Moura; e o projeto de Inovações Tecnológicas. “Fazemos questão de acompanhar as ações dos municípios inscritos no Selo Unicef”.

A coordenadora do Unicef nos estados de Rondônia, Maranhão e Acre, Eliane Almeida, falou que a capacitação dos municípios será para avaliar os planos de ações desenvolvidos ao longo de quatro anos do Selo Unicef, que teve na edição passada 22 municípios inscritos. “Nossa expectativa é que nesta edição o número de municípios seja ampliado”, acrescentou.

Durante os dias de capacitação, os articuladores municipais e presidentes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente poderam tirar dúvidas sobre o Sistema de Monitoramento, Orientação e Acompanhamento (Soma) e sobre o curso de aperfeiçoamento de Planejamento e Gestão do Plano Municipal de Ação do projeto Selo Unicef.

Dos 44 municípios de Rondônia inscritos no projeto, 52,2% estão trabalhando com ações para combater a mortalidade materna, desnutrição crônica e gravidez precoce.
Também 47% deles escolheu promover estratégias que aumentem o número de consultas de pré-natal para mais de sete e decidiram aumentar quantidade de crianças, que estão na escola, recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).



Deixe o seu comentário