Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:57:45
RONDÔNIA

Serviços de dragagem auxilia escoamento agrícola do Madeira

Para continuar o escoamento no período de seca o DNIT retomou os serviços de dragagem para escoamento de mercadorias na Capital

Por Larina Rosa / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/08/2020 às 10h46min | Atualizado 18/08/2020 às 11h21min

Todos os anos o período de verão amazônico diminui o nível do Rio Madeira em Porto Velho. A baixa das águas e a falta de chuva transforma a navegação do Rio Madeira, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas em ameaça.

A Marinha do Brasil afirma que quando o volume do rio chega a quatro metros existe uma portaria que proíbe a navegação de comboios e para embarcações superiores a dois metros. A portaria também recomenda atenção redobrada aos navegantes. A recomendação acontece devido os bancos de areia que se formam na seca do Rio.

O Rio Madeira é o mais importante modal hidroviário de Porto Velho o rio escoa toda a produção agrícola do interior e estados vizinhos. Também é responsável pelo transporte de fertilizantes e combustíveis no estado.

Desde de 2017 o serviço de dragagem escoava o as mercadorias com o serviço de dragagem. Porém os serviços foram interrompidos há dois. Para continuar o escoamento no período de seca Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou os serviços na Capital. O processo vai permitir a navegação nos trechos de Rio Madeira avaliado como críticos.

Assista a reportagem da Rede TV



Deixe o seu comentário