Porto Velho/RO, 25 Março 2024 22:06:54
Diário da Amazônia

Tecnologias para a produção de leite agrada produtores

As tecnologias voltadas para a produção de leite com qualidade chamaram a atenção dos cerca de 350 produtores, técnicos, empresários..

A- A+

Publicado: 23/09/2014 às 13h48min | Atualizado 25/04/2015 às 02h41min

Mais de 300 produtores de leite comparecem ao evento

Mais de 300 produtores de leite comparecem ao evento

As tecnologias voltadas para a produção de leite com qualidade chamaram a atenção dos cerca de 350 produtores, técnicos, empresários e estudantes durante o Dia de Campo de Sistema de Produção de Leite da Embrapa. O evento que aconteceu em Presidente Médici, Rondônia, superou as expectativas dos organizadores tanto em número de público e também por conseguir reunir todos os segmentos envolvidos na cadeia de pecuária de leite da região.
“Acredito que este dia de campo conseguiu sensibilizar sobre a importância do uso de tecnologias e práticas simples que podem mudar a realidade da produção de leite do Estado”, afirma o médico veterinário da Embrapa Rondônia, Rhuan Lima.

O estado de Rondônia é o maior produtor de leite da região Norte e responde sozinho por 43,2% de toda produção regional, ficando em 9º lugar no ranking nacional de Estados produtores, com uma produção de 717 milhões litros por ano (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2012).

As microrregiões de Ji-Paraná e Porto Velho se destacam regionalmente, pois possuem, respectivamente, a primeira e segunda maior produção de litros por dia, são consideradas as demais microrregiões do Norte (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2012).
Os dados também mostram que houve uma queda considerável na produção de leite em Rondônia quando comparada à produção de 2010, que atingiu o pico de cerca de 803 milhões, de litros (IBGE, pesquisa pecuária municipal 2010).

“O crescimento na produção que observamos até o ano de 2010 foi, em grande parte, devido à expansão de áreas de pastagens, bem como o aumento do rebanho bovino. Neste momento precisamos retornar o crescimento da nossa produção leiteira, porém agora com o enfoque em aumento de produtividade”, explica Rhuan Lima.

Segundo o médico veterinário, o cenário atual da pecuária de leite do Estado permite considerável aumento da produção de leite por meio da adoção de tecnologias, levando em consideração o baixo índice de tecnificação das propriedades leiteiras do Estado.
“Assim, a incorporação de técnicas recomendadas para as condições de Rondônia permitirão o aumento de produção sem a necessidade de abertura de novas áreas e ampliação do rebanho. É isso que queremos levar aos produtores nos dias de campo”, conclui.



Deixe o seu comentário