Porto Velho/RO, 25 Março 2024 21:43:20
Diário da Amazônia

Turismo de eventos movimentou mais de 450 milhões em 2015

Em Curitiba, as perspectivas para 2016 são positivas mesmo em meio ao desfavorável cenário econômico.

A- A+

Publicado: 04/04/2016 às 10h50min

Curitiba (PR) vem se consolidando como um dos principais destinos do sul do país no segmento de turismo de negócios. Em 2015, ano de crise econômica e de perdas para o setor como um todo, a cidade alcançou índices positivos resultantes dos mais de 200 eventos técnicos e científicos sediados na capital. Mais de 198 mil turistas passaram pela cidade em congressos, feiras e encontros de negócios ao longo do último ano e gastaram cerca de 450 milhões de reais em hoteis, restaurantes, bares e comércio da cidade.

A potência do segmento MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions) representa 4,32% do PIB nacional e gera R$209,2 bilhões e média de 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados no Brasil. A região sul concentra 15% do mercado deste tipo de evento. Em Curitiba, o Curitiba, Região e Litoral Convention Bureau (CCVB) é um dos principais pilares deste setor. Mediante extenso trabalho de pesquisa, planejamento prévio, sensibilização de promotores de eventos, capacitação técnica de empresas ligadas ao setor, entre muitas outras atividades, o CCVB desempenha, hoje, papel fundamental na consolidação da capital como destino de negócios.

A crescente procura pela capital paranaense para a realização de eventos se dá pela reunião de diversos fatores como: localização geográfica e proximidade com grandes centros, rede hoteleira consolidada, centros de eventos modernos, aeroporto internacional considerado o melhor do país,  profissionais capacitados, cena gastronômica versátil e de alta qualidade, estrutura urbana adequada, limpeza, organização, segurança, etc. “Vivemos na melhor cidade de grande porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis. O CCVB busca mostrar isso para o país e apoiar os empresários locais para o aumento do fluxo turístico” afirma Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do CCVB.

Em Curitiba, as perspectivas para 2016 são positivas mesmo em meio ao desfavorável cenário econômico. “O calendário de eventos de uma cidade é definido com muitos anos de antecedência e é um trabalho contínuo do CCVB.Os eventos de hoje foram captados há alguns anos, e hoje trabalhamos para garantir os do futuro. O CCVB atua, ainda, no sentido de  prestar um bom apoio aos promotores que escolhem Curitiba como sede dos seus eventos, incentivar a adesão de participantes e aumentar o tempo deles de  permanência em nossa cidade” comenta Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.

O CCVB estima que para 2016 a capital paranaense receba uma média de 200 eventos. Com base nisso,  as estimativas indicam a movimentação de mais de 260 mil participantes, cerca de 100 mil turistas e geração de receita acima dos  160 milhões de reais. “Este segmento é muito ativo e diariamente registramos confirmações de novos eventos para Curitiba”, completa a diretora.

Sobre o CCVB:

Curitiba, Região e Litoral Convention e Visitors Bureau (CCVB), fundado em 17 de agosto de 2000, é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada para contribuir no desenvolvimento integrado da capital paranaense, região metropolitana e litoral do Paraná. A  abrangência territorial do CCVB compreende 36 municípios do estado. Os cerca de 150 associados do CCVB, denominados de mantenedores, são empresas, direta ou indiretamente, relacionadas aos setores de turismo e eventos, como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, promotoras de eventos e montadoras de estandes, entre outras.  A instituição tem como principal objetivo a geração de negócios por meio da divulgação do destino turístico no segmento de lazer, negócios e eventos, visando ao aumento do número de visitantes e tempo de estada. Desde 2010, o CCVB promove a campanha  “Eu apoio a Room Tax/Doação para o Turismo”, prática adotada internacionalmente para geração de recursos a serem investidos em ações promocionais do destino e em melhorias para os turistas. O CCVB  tem Tatiana Turra como diretora Executiva e a atual gestão é presidida por Adonai Aires de Arruda Filho, da BWT Operadora. Mais informações: www.curitibacvb.com.br



Deixe o seu comentário