Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:13:42
RONDÔNIA

Turismo apresenta crescimento acelerado

O banco Itaú divulgou um estudo macroeconômico de Rondônia e mostrou que a porcentagem relacionada ao turismo no Estado só tem..

A- A+

Publicado: 15/02/2015 às 04h10min | Atualizado 28/04/2015 às 08h18min

Quase 906 mil pessoas foram transportadas em mais de 17 mil voos no Aeroporto Internacional de Porto Velho em 2013, segundo dados do Itaú

Quase 906 mil pessoas foram transportadas em mais de 17 mil voos no Aeroporto Internacional de Porto Velho em 2013, segundo dados do Itaú

O banco Itaú divulgou um estudo macroeconômico de Rondônia e mostrou que a porcentagem relacionada ao turismo no Estado só tem aumentado. De acordo com o relatório, o número de visitantes na região aumentou 6,7% – acima da média do Norte, 4,1%, e da nacional, que foi de 6%. O relatório ainda aponta que a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau impulsionaram o desenvolvimento do turismo na região.

Em todo o Norte, a capital de Rondônia – Porto Velho, corresponde a 15% da oferta hoteleira na região. A maior parte dos hotéis na cidade é da categoria econômica, não muito diferente de outras capitais nortistas. O relatório aponta ainda que 24,8% do total da receita gerada com turismo em Rondônia é gerada pelos próprios rondonienses – que viajam dentro do Estado ou gastam dinheiro com atividades turísticas.

O segundo maior investidor em turismo no Estado é o turista paulista, que gera 22,2% do total da receita. Em seguida, os que mais criam renda para a região são amazonenses (10,3%), acrianos (7,7%), fluminenses (5,1), goianos (4,8%) e paranaenses (4,6%). Outros Estados somados somam 20,6% do dinheiro investido em turismo no Estado.

AEROPORTO DE PORTO VELHO 

O estudo macroeconômico de Rondônia do Banco Itaú ainda destacou o Aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira (SBPV) como um importante ponto para o transporte de passageiros. Ao todo, foram quase 906 mil pessoas transportadas em mais de 17 mil voos.
Apesar dos altos números, a participação do aeroporto no cenário nacional ainda é tímida: 0,7%. Já com relação a cargas, a base aérea transportou quase 2 milhões de quilos – representando 0,3% do total de cargas transportadas em todo o território da federação.

As agências de viagens oferecem serviços de qualidade

As agências de viagens oferecem serviços de qualidade

VIAJANTES PORTO-VELHENSES PARA OUTROS ESTADOS

De acordo com Raimundo Juscelino, proprietário da agência de viagens Rabel, o porto-velhense é um cidadão que gosta de viajar. “Hoje em dia viajar é algo que muitas pessoas estão buscando, por causa das experiências únicas que uma viagem pode proporcionar. E hoje em dia, viajar é uma questão de entretenimento”, enfatiza.
Segundo Juscelino, a expectativa de crescimento do setor de turismo e viagens no Estado de Rondônia é de pleno desenvolvimento. “Esperamos que o setor continue crescendo, pois a procura por serviços de viagens está cada dia mais procurado”, explica.

O proprietário ainda afirma que independente da situação no Estado, o entretenimento nos dias atuais é um segmento que está sempre crescendo. “Todos os serviços de viagens e hospedagem fazem parte do entretenimento que as pessoas buscam. O ser humano chega a um determinado estágio em que ele quer passear, conhecer, por isso nós [da área de turismo] estamos sempre em desenvolvimento”, declara.

Outro ponto lembrado por Juscelino é a importância de se diferenciar na prestação de serviços de viagem. Ele afirma que as pessoas que buscam empresas especializadas em turismo esperam ser tratadas de maneira adequada, entusiasmada, com conhecimento de causa, para sentirem a segurança de que estão prestes a desfrutar de experiências realmente agradáveis. “Nós somos uma ponte entre o cliente e a viagem e este caminho deve ser perfeitamente atendido”, continua.

O destino mais procurado pelos porto-velhenses é o Nordeste brasileiro, com destaque para Fortaleza

O destino mais procurado pelos porto-velhenses é o Nordeste brasileiro, com destaque para Fortaleza

NORDESTE É O DESTINO FAVORITO PARA PASSAR FÉRIAS 

No mercado há mais de cinco anos com a primeira loja em Rio Branco, no Acre, a agência de viagens Rabel chegou à capital para aproveitar a expansão do mercado de viagens local. Segundo Juscelino, a empresa deve estar sempre inovando nas questões de divulgação – para que seja lembrada pelos porto-velhenses na hora que eles desejarem viajar. “Hoje em dia as pessoas têm muita facilidade em encontrar pacotes de viagens na internet e, por isso, o trabalho de divulgação da agência deve ser bem estudado e voltado para um público que realmente anseia por bons serviços”, comenta.

Com estrutura para atender demandas de passagens aéreas, hotéis, entre diversos serviços relacionados ao entretenimento de viagem, a Rabel notou que o destino mais procurado pelos porto-velhenses é o Nordeste brasileiro. “A região é campeã. Aqui, quando as pessoas saem de férias o primeiro destino que buscam aqui na agência é o Nordeste”, revela.

BAIXA PROCURA PELA REGIÃO CENTRO-OESTE 

Entre as cidades da região costeira, Juscelino destaca que Fortaleza é a grande campeã de procura. Ele também afirma que Rio de Janeiro e São Paulo também são destinos atrativos entre os cidadãos da capital, mas que a procura não pode ser comparada com as cidades litorâneas do Nordeste. “Os Estados mais procurados para viagens aqui na agência são Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. Todos com belas praias, com Sol a maior parte do ano e atrativos turísticos que chamam a atenção dos porto-velhenses”, aduz.

Juscelino ainda lamenta a baixa procura pela região Centro-oeste, que guarda os territórios pantanais brasileiros. “É um local riquíssimo, mas os pacotes para o Pantanal são poucos e dependem dos períodos de alagação dos locais, o que dificulta a procura. Portanto, não tem região que bata o Nordeste”, finaliza.



Deixe o seu comentário