Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:36:31
Diário da Amazônia

Uniformes são doados a estudantes

O fornecimento não é obrigatório, mas o prefeito quer a padronização da vestimenta.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/06/2017 às 06h50min

Prefeito Hildon Chaves fez a entrega simbólica dos uniformes

Embora o fornecimento de uniforme escolar aos alunos da rede pública municipal não seja uma obrigação legal da prefeitura, o prefeito Hildon Chaves optou por uma padronização da vestimenta dos alunos, nas cores da bandeira de Porto Velho. Para isso, na última sexta-feira (16) foi realizada uma cerimônia simbólica de entrega de fardamento escolar, na escola Joaquim Vicente Rondon, a maior da rede municipal, no Cohab, zona Sul, onde são atendidos mais de mil alunos.

O prefeito Hildon Chaves fez a entrega dos primeiros de um total de 57.341 uniformes adquiridos, mais que o suficiente para atender aos pouco mais de 50 mil alunos da rede municipal. Para a aquisição, foram investidos R$ 553,85 mil, o que representa um custo final abaixo dos R$ 10 a unidade.

Devido a não obrigatoriedade do fornecimento pelo poder público, convencionou-se em gestões anteriores que cada escola escolhesse o modelo e as cores de seus uniformes, ficando a critério dos pais a compra das vestimentas. Logo que assumiu o mandato, o prefeito determinou que a Semed providenciasse a uniformização dos alunos.

“Fica mais fácil até para a identificação de nossos alunos nas ruas, para saberem que o uniforme amarelo e azul são da rede municipal, além, é claro, de ajudar os pais que se livram de mais essa despesa todos os anos”, observou o prefeito, ao assegurar que o fornecimento do fardamento escolar será feito nos quatro anos de sua gestão. Neste ano só não entregamos no início do ano letivo porque tivemos que iniciar todo o processo de compra, já que não havia nada deixado pela gestão anterior. Esse atraso não se repetirá nos próximos três anos”, assegurou.

Aposentadoria

O prefeito respondeu a alguns questionamentos feitos por professores, com relação a situações funcionais. Num deles, surgiu a reclamação de que os professores quando encerram seus tempos de serviço precisam enfrentar uma grande peregrinação para conseguir a aposentadoria. Hildon aproveitou a presença do secretário municipal da Administração, Alexei de Oliveira e do diretor-presidente do Ipam, Ivan Furtado para determinar imediata revisão nos procedimentos.

“Ninguém merece depois de 25 a 30 anos de serviço ainda enfrentar peregrinação para obter um direito mais que legítimo”, observou o prefeito. Outro questionamento foi com relação ao índice de reajuste salarial. O prefeito explicou que a Mesa de Negociações abriu conversação com os sindicatos para a definição do índice.

Quinquênio

Também foi abordada a questão do pagamento dos quinquênios, objeto de acordo feito na justiça pela gestão anterior. Hildon Cheves disse ainda que esperava uma definição dos sindicatos, mas obteve a informação de que 90% dos sindicalizados aceitaram a proposta do acordo judicial, cujo recurso já está disponível.

O secretário Alexei Oliveira explicou que os servidores precisam se manifestar pessoalmente se aceitam ou não os termos do acordo. Dr Hildon sugeriu então um prazo de 30 dias para a coleta de assinaturas dos que estão de acordo e mais 30 dias para efetuar o pagamento.



Deixe o seu comentário