Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:36:32
RONDÔNIA

Universitários destacam aprendizado

O Projeto Teixeirão foi encerrado sábado com cerimônia no Teatro Guaporé.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/02/2018 às 06h50min

Universitários, que atuaram como voluntários, destacaram a importância da experiência (Foto: Daiane Mendonça/Secom)

Mais de 150 voluntários prestaram atendimentos a populações carentes do interior do estado de Rondônia, por meio da Operação Teixeirão, uma ramificação do Projeto Rondon do Ministério da Defesa com o governo de Rondônia. O encerramento oficial desse mecanismo que expande a solidariedade aconteceu na manhã de sábado, 3, no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

As ações beneficiaram oito municípios rondonienses por meio de estudantes, professores, policiais militares, bombeiros e tanto outros voluntários que doaram duas semanas de suas férias para o Projeto.

De acordo com o tenente-coronel Marcelo Martins, da Força Aérea, que atuou como coordenador da Operação Teixeirão, foram prestados às populações carentes atendimentos nas áreas de saúde, educação, comunicação, cidadania, direitos humanos e meio ambiente. Segundo ele, o objetivo principal do projeto é a troca de experiência entre os universitários e a comunidade, gerando crescimento pessoal e profissional a todos os envolvidos.

Os acadêmicos que se voluntariaram ao projeto ficaram conhecidos como Rondonistas. Marcos Madalena é um deles. Estudante de jornalismo, ele garante que observar os gestos de amor durante a Operação foi o que mais lhe marcou. “Foram pequenos gestos, tanto da nossa equipe quanto da comunidade, a aceitação deles em receber nossas informações e no final das oficinas virem nos abraçar e nos agradecer era incrível”, lembrou, empolgado, o acadêmico, ressaltando que os conhecimentos adquiridos na área da comunicação social farão total diferença na sua construção profissional.

Para a estudante de psicologia Daurenir Gomes, a experiência foi desafiadora, trabalhosa e gratificante. “Falar do Projeto Rondon é muito emocionante, foi uma experiência marcante. A Operação me ajudou muito nessa jornada que é me colocar no lugar do outro e sair da zona de conforto. Nós vivemos e praticamos o que a faculdade apenas ensinou”, disse.

O vice-governador Daniel Pereira participou da solenidade de encerramento e disse ao Diário da Amazônia que a possibilidade de repetir esse projeto durante os próximos quatro anos já está colocado no Plano Plurianual (PPA) do Estado. “As comunidades dos oito municípios estão muito agradecidas com o Projeto, e foi muito importante também para os estudantes, que tiveram a possibilidade de conhecer o estado de Rondônia e interagir com realidades que não são deles”, acentuou.



Deixe o seu comentário