Após dois dias sem atendimento médico devido a problemas estruturais, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da zona Sul da capital retomou suas atividades normais na manhã de ontem (10). Um problema hidráulico sério de entupimento de canos e vazamento de água, fez com que a população ficasse sem os atendimentos mais procurados na unidade.
O atual sistema de atendimento baseia-se na classificação de risco; assim, as cores azul, verde, amarelo e vermelho definem o atendimento que o paciente vai receber e foi instalado para atender o público de forma mais eficaz. Porém, somente a classificação vermelha estava sendo atendida.
O problema que ocasionou da interrupção de atendimentos na Unidade de Saúde está sendo solucionado por uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura, segundo o encarregado da empresa Celso Souza, a manutenção pode levar até quatro dias úteis, pois será necessário comprar alguns materiais para finalizar a manutenção.
Pacientes esperam até 7 horas por atendimento
A aposentada Elisabete Silva (58), chegou por volta das 8h da manhã na UPA da zona Sul em busca de atendimento médico, segundo a aposentada só foi atendida às 14h.
“Eu cheguei aqui por volta das 8h da manhã e só às 14h recebi atendimento, estou sem almoçar. Já são 15h e agora que estou saindo daqui. Me diagnosticaram com virose”, relatou Elisabete.
Já Marta Mendonça (31), dona de casa afirma que é o segundo dia que levou sua filha de (2) anos na UPA ontem conseguiu atendimento com a ajuda da imprensa presente no local.
“Cheguei ontem 11h da manhã, minha filha estava com febre alta, vomitando muito, mas só consegui atendimento pra ela as 16h30 porque tinha a imprensa aqui. Daí voltei hoje porque o médico pediu para eu trazer os exames, mas ele não está aqui e minha filha piorou”, concluiu.