Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:04:27
SAÚDE

Vacinação Contra Dengue: Rondônia fica de fora da lista do Ministério da Saúde; entenda

Porto Velho não é considerada de 'alta transmissão' e não receberá doses

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/01/2024 às 12h21min | Atualizado 27/01/2024 às 12h22min

— Foto: Reprodução EPTV

Nenhuma cidade de Rondônia foi contemplada na lista divulgada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (25), que determina as localidades que receberão a vacina contra a dengue. Dos 500 municípios incluídos em 16 estados para a imunização em fevereiro, nenhum representa o estado. Isso equivale a pouco mais de 10% do total de municípios no país.

A seleção, de acordo com o Ministério da Saúde, priorizou municípios de grande porte, aqueles com mais de 100 mil habitantes, e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Porto Velho, apesar de atender ao critério populacional, não foi considerada com ‘alta transmissão de dengue tipo 2’, ficando assim de fora da relação. A administração municipal justifica a exclusão afirmando que “Porto Velho apresenta redução no número de casos”.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que, de janeiro a dezembro de 2023, foram confirmados 1.093 casos de dengue na capital rondoniense, representando uma queda em relação aos 1.963 casos registrados no mesmo período de 2022. No ano passado, duas pessoas perderam a vida devido à doença em Porto Velho.

Quanto ao número de casos no estado de Rondônia, o governo não forneceu informações até o momento da publicação desta reportagem, e o Portal SGC não obteve retorno.

O Ministério da Saúde receberá cerca de 6 milhões de doses da vacina, mas o alcance da imunização será limitado, já que são necessárias duas aplicações em um intervalo de três meses para completar o processo, devido às restrições na capacidade de produção.



Deixe o seu comentário