Porto Velho/RO, 21 Março 2024 00:05:58
Diário da Amazônia

Vice-governador vistoria obras da ponte RO e AC com comitiva acriana

As obras de construção da ponte que ligará Rondônia ao Acre pelo rio Madeira foram vistoriadas na sexta-feira pelo vice-governador e..

A- A+

Publicado: 09/12/2014 às 08h30min | Atualizado 29/04/2015 às 01h14min

Vice-governador Airton Gurgacz (d) vistoriou obras da ponte que ligará RO ao Acre  Fotos: J. Nogueira/Diário da Amazônia

Vice-governador Airton Gurgacz (d) vistoriou obras da ponte que ligará RO ao Acre  J. Nogueira/Diário da Amazônia

As obras de construção da ponte que ligará Rondônia ao Acre pelo rio Madeira foram vistoriadas na sexta-feira pelo vice-governador e deputado estadual eleito nas eleições de outubro, Airton Gurgacz (PDT), representando o governador Confúcio Moura. Na ocasião, Gurgacz recebeu a visita do deputado federal e senador eleito pelo Acre, Gladson Cameli (PP), acompanhado dos deputados estaduais Eliana Sinhasique (PMDB) e Jairo Carvalho (PSD), além do engenheiro civil responsável pela execução, Cleyder Razzini.

A ponte ligando os dois Estados terá extensão de 1.084 metros, largura de 17 metros e custo ao governo Federal superior a R$ 128 milhões. Antes do encontro com as autoridades acreianas, Airton Gurgacz almoçou no canteiro de obras da construtora Arteleste do Estado do Paraná, vencedora do processo licitatório da construção da ponte, e conversou com diversos operários, entre eles Suzana Espídola, técnica em enfermagem, que deixou emprego com carteira assinada para trabalhar no empreendimento. “Apostei na realização desse grande sonho de todos nós rondonienses e acrianos, por isso, estou aqui” declarou.

De acordo com o engenheiro Cleyder Razzini, as obras tiveram início no mês de setembro, com prazo de conclusão de 30 meses (dois anos e seis meses), independentemente do período de chuvas na região. “Nosso único receio é sobre uma possível nova enchente como à registrada este ano”, declarou Razzini. Segundo o engenheiro, a ponte irá consumir 25 mil metros cúbicos de concreto. Na primeira fase da obra estão sendo feitas as chamadas fundações nas duas margens do rio.

No momento trabalham na obra 90 funcionários, mas esse número poderá chegar a 300, dos quais 80% são de Rondônia. Para esses primeiros seis meses, já estão empenhados R$ 30 milhões.

O senador eleito pelo Acre, Gladson Cameli destacou que a construção da ponte ligando Rondônia ao seu Estado em poucos meses transformará um antigo sonho em realidade. “Fui eleito para fazer parte dessa história bonita do meu Estado. E garanto que estarei acompanhando cada passo dessa importante obra que finalmente ligará o Acre ao restante do Brasil”, declarou.

Ele lembrou que na última enchente a população acriana sofreu com a falta de importantes itens de primeira necessidade, citando o exemplo da carne, gás e combustível. “Centenas de famílias se alimentaram apenas com ovos durante muito tempo. No Senado, com o apoio dos nossos colegas de Rondônia, entre eles, Acir Gurgacz [PDT], faremos tudo para que esta obra não sofra atraso na sua entrega”, garantiu.

Além do engenheiro Razzini, Airton conversou com operários na visita à obra da ponte  J. Nogueira/Diário da Amazônia

Além do engenheiro Razzini, Airton conversou com operários na visita à obra da ponte J. Nogueira/Diário da Amazônia

Compartilhando a realização de grande sonho

Pela segunda vez vistoriando a obra de construção da ponte do rio Madeira, na Ponta do Abunã, região de Porto Velho, o vice-governador Airton Gurgacz disse compartilhar com todos os rondonienses e acrianos a realização desse grande sonho. Para ele, a ponte trará muitos benefícios, como a ligação do Acre com o restante do Brasil; crescimento dos municípios e distritos ao longo da BR-364, saída para o Pacífico, diminuição do atual tempo (10h) de viagem entre a Capital de Rondônia, Porto Velho até Rio Branco (Acre) para no máximo 7 horas, além de ganho na qualidade e conforto da viagem; e a obrigatoriedade da reestruturação de todo o transporte feito na rodovia federal.

Airton Gurgacz ainda ressaltou que Rondônia teve os mesmos objetivos dos acrianos na construção da ponte ligando os dois Estados. “Estou encerrando o meu primeiro mandato político como vice-governador, mas darei continuação ao trabalho na Assembleia Legislativa ajudando o governador no seu segundo mandato, que com certeza será repleto de muitas obras importantes para a nossa Rondônia”, disse.

O vice-governador agradeceu à presidente Dilma Housseff pelas importantes obras realizada no Estado, em especial a ponte do rio Madeira em Porto Velho ligando Rondônia ao Amazonas, e agora ligando Rondônia ao Acre, além das usinas de Jirau e Santo Anotôni, também na Capital. “Espero que esse apoio também continue a partir de 2015”, pontuou.



Deixe o seu comentário