Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:17:26
SAÚDE

‘Virose da mosca’: FVS faz alerta e dá dicas de como se prevenir contra a doença

Doença transmitida por água e alimentos contaminados preocupa; órgão destaca medidas simples para evitar a enfermidade.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/01/2024 às 09h41min | Atualizado 16/01/2024 às 09h42min

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu um alerta na última semana sobre a “virose da mosca”, conhecida cientificamente como Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A enfermidade, causada pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados por diversos agentes, como vírus e bactérias, tem gerado preocupações nas redes sociais.

Foto: Divulgação

Sintomas e Transmissão

A doença pode se manifestar por meio de sintomas como febre, dor abdominal, vômitos, diarreia, e, em alguns casos, presença de sangue ou muco nas fezes, levando à desidratação. A FVS-AM destaca que a contaminação ocorre principalmente quando há contato com alimentos contaminados, podendo as moscas desempenharem um papel na transmissão.

Prevenção Simples

No comunicado, a Fundação ressalta medidas simples para prevenir a doença. Entre elas, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, manejo adequado de alimentos, ingestão de água tratada, e a manutenção de ambientes limpos, livres de resíduos, para proteger os alimentos de moscas, baratas e outros vetores.

Busque Ajuda Médica

Caso apresente sintomas, a FVS-AM orienta que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. A medida é crucial para um diagnóstico rápido e oportuno.



Deixe o seu comentário