Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:48:25
Diário da Amazônia

Você é preguiçoso ou proativo?

Se queres encontrar o amor de sua vida, busque em lugares diferentes de onde você já tenha procurado

A- A+

Publicado: 12/09/2018 às 14h17min | Atualizado 19/10/2018 às 11h06min

O marido preguiçoso

He is asleep mouth open and arm just flung over the side of the couch.

Era uma vez uma professora que trabalhava muito. Ela tinha a virtude da proatividade, que é o contrário da preguiça. Não se podia dizer a mesma coisa de seu marido, que adorava ficar em casa deitado, vendo televisão. Eles tinham uma filhinha de 3 anos de idade.

Uma noite, antes de sair para dar aula, pediu ao marido que tomasse conta da criança, que ainda estava doente e precisava de cuidados.

Logo que ela saiu, o marido, preguiçoso e comodista, que como sempre estava vendo televisão, pediu à criança que lhe trouxesse um copo de água em vez de ele mesmo ir pegar.

A garotinha, proativa como a mãe, trouxe rapidamente uma caneca de água para o pai, que bebeu tudo. Passado pouco tempo, ele novamente pediu à menina que lhe trouxesse mais água. Prontamente, a menina saiu em busca de água. Passados alguns minutos, o pai se deu conta de que a garotinha estava demorando muito a voltar com a água. Então, escutou um barulho de água e de caneca batendo e, a contragosto, levantou-se para ver o que estava acontecendo.

Foi até a cozinha e a menina não estava lá. Então, voltando para a sala, percebeu que o barulho vinha do banheiro… Quando entrou, viu a menina tentando pegar um restinho de água que ainda restava no vaso sanitário, pois ela já tinha enchido uma caneca com a água dali e, agora, estava difícil encher outra… Foi então que o marido preguiçoso entendeu que tinha bebido água suja, do vaso sanitário – até porque ela não tinha altura suficiente para alcançar o filtro…

(Adaptação do livro: “Valores Humanos – a revolução necessária”)

Para ter algo, seja proativo.

Ninguém cresce na vida sem ser proativo. Ninguém! Até para se ganhar na loteria é necessário tirar a bunda da cadeira e ir até a lotérica fazer sua “fezinha”. Ou você acha que o bilhete premiado entrará voando por sua janela?

Nem um copo de água, nem um bilhete premiado. Tampouco uma promoção, um aumento salarial, um diploma, um cliente novo… E também não cai do céu a paixão da sua vida, o perdão de um amigo, um abraço caloroso de seu amor.

É assim na vida: se você quer algo, mexa-se! É melhor dar dois passos pro lado errado do que ficar parado e não saber qual é o caminho certo. Se você está com alguma coisa martelando na sua cabeça, não espere que alguém te traga a solução pronta… arregace as mangas e comece a procurar respostas. É garantido que, mesmo que não encontre os caminhos para sair daquilo que lhe aflige, você encontrará diversas oportunidades escondidas.

Então..

Se queres um emprego novo, saia para procurar em lugares que não tenham passado em sua mente.

Se queres um aumento ou promoção, saia de seu quadrado e ajude os colegas e outros departamentos para que a empresa (e toda a equipe) cresça.

Se queres encontrar o amor de sua vida, busque em lugares diferentes de onde você já tenha procurado (às vezes, ele/a está debaixo de seu nariz…)

Enfim… se queres algo, levante a bunda da cadeira e mexa-se!

Se essa inspiração fez parecer que eu estou bravo com você… não vou pedir desculpas. Era essa a intenção!

Um abraço inspirador,

Marcio Zeppelini

Em tempo: Ah… e se queres um Brasil melhor… busque conhecer os candidatos da próxima eleição e saia para votar naquele que te parece ser o melhor, independentemente se ele está em primeiro ou em último nas pesquisas.

É melhor dar dois passos pro lado errado do que ficar parado e não saber qual é o caminho certo. (MZ)

 



Deixe o seu comentário