Porto Velho/RO, 20 Março 2024 11:38:36
RONDÔNIA

Projeto de muralismo revitaliza Porto Velho

o projeto ajuda a melhorar a beleza e estética da cidade.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/11/2017 às 10h00min | Atualizado 14/08/2018 às 09h05min

O projeto amador visual vem revitalizando o cenário urbano de Porto Velho, agora as ruas e avenidas da cidade contam o trabalho de muralismo feito pelos amigos Samyr Otto e Pedro Fernando.

Eles são amigos de infância e já participaram de vários projetos juntos, mas foi na pintura que eles encontraram uma forma de expressar as suas inquietações, o sucesso foi tão grande que desde que criaram a página no instagram divulgando alguns trabalhos, já foram convidados para pintar grandes empresas da cidade.

Hoje os muralistas têm trabalhos expostos na avenida Calama, Jorge Teixeira, Tiradentes e Zona Sul da cidade, e já foram convidados para fazer parte do projeto de revitalização da rodoviária de Porto Velho, onde pintarão a área de desembarque e uma Caixa D’Água. Sobre o intuito do projeto, Samyr Otto explica:

“Nós usamos a cidade da melhor forma possível, pois Porto Velho não é uma cidade tão bonita estruturada, então trazer um pouco de arte para qualquer pessoa que esteja passando é fundamental, pois a cidade é muito carente de cultura, principalmente de artes visuais”.

Parte do espaço alternativo também foi pintado pelos dois jovens, ver o reconhecimento da sua arte ecoando em todos os cantos da cidade, inclusive perante os órgãos públicos é algo recompensador para Samyr;

“Já trabalhamos para o Governo, pintamos o espaço alternativo, e quando a gente recebeu o convite foi muito gratificante, saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido, pois a gente é totalmente marginalizado no sentido de que a nossa profissão foge completamente dos padrões que a sociedade impõe, nosso visual e forma de pensamento, o fato da gente não ter faculdade ou nível superior e este reconhecimento vem contribuir para sabermos que estamos indo no caminho certo, além de ajudar na beleza e estética da cidade que é onde a gente cresceu e brincou”.

O propósito do projeto é levar o público a refletir, ter um contato mais intimo com a arte, sair nem que seja por alguns segundos do cotidiano caótico e adentrar na subjetividade, com este propósito simples, também vem os desafios, sobre as dificuldades para levar a frente o projeto, os artistas concordam que a primeira coisa é tentar modificar as idéias para um propósito comercial, pois muitas empresas já se prontificam em ter um esboço do que querem que os artistas façam fato este que limita a imaginação e criatividade dos muralistas.

“As pessoas aqui não sabem diferenciar publicidade de arte, às vezes a gente têm uma ideia legal para passar para os clientes, como uma expressão artística nossa e precisamos adaptar para que seja um formato bem mais comercial”, diz Pedro Fernando.
Para quem desejar conhecer melhor o trabalho dos artistas, ou realizar algum trabalho deve entrar em contato pelo número: (69) 98164-3366.



Deixe o seu comentário