Porto Velho/RO, 24 Março 2024 19:43:01
RONDÔNIA

Rondônia, 74 anos de criação do território

Tratado foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1943.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/09/2017 às 05h00min

Rondônia comemora hoje 74 anos de criação do território federal do Guaporé. O tratado foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1943, e marcou o início da arrancada para o desenvolvimento da região, hoje uma das mais desenvolvidas do País, o que rendeu reconhecimento ao governador Confúcio Moura (PMDB).

Em 1956, fruto de um projeto de lei do então deputado amazonense Áureo de Melo, a denominação Guaporé foi substituída por Rondônia, em homenagem a Marechal Cândido Rondon. Na época, segundo registros históricos, já existia a linha telegráfica, implantada por Rondon e denominada “Estrada da Linha Telegráfica a Rondônia”.

O território federal do Guaporé nasceu a partir do Tratado de Petrópolis firmado entre Brasil e Bolívia para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. Com a construção da EFMM começaram a surgir os núcleos urbanos da região e este fato histórico foi o embrião do Território Federal do Guaporé que foi criado realmente décadas depois com o tratado de Washington, que redundou na criação de cinco territórios no Brasil de 1943.

A criação dos territórios atendia às necessidades americanas e das forças aliadas na 2ª Guerra Mundial, com a borracha brasileira. O Brasil, por sua vez, recebia a contrapartida: poderosas siderúrgicas para o centro Sul.

Com a seca no Nordeste os nordestinos foram enviados para Rondônia, Acre e Amazônia. Os migrantes sulistas começaram a chegar no Estado na década de 60, com a abertura da BR 29 (hoje BR-364) para colonizar o Território. Os conflitos de terra no Sul ajudaram no crescimento da população. A solução do Brasil foi trazer colonos para Rondônia, Estado que passou por um dos maiores fluxos migratórios já registrados no País.

Rondônia cresce 4,7 do PIB em 2016

Rondônia apresentou um crescimento de 4,7 % do PIB em 2016 e neste primeiro semestre de 2017, 4,8%, segundo Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder). Tem vocação para o agronegócio, é líder na produção nacional de peixe em água doce, está entre os maiores Estados brasileiros produtores de café, e conta com um rebanho de mais 13 milhões de bovinos. Segundo o Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE), Rondônia conta hoje com 1,8 mil habitantes.
O secretário de Planejamento, George Braga, afirmou que o Estado atingiu o patamar atual, de equilíbrio e solidez, a partir de um planejamento feito para curto, médio e longo prazo, determinado pelo governador Confúcio Moura, no início de seu primeiro mandato. “Rondônia está entre os três Estados ‘no azul’ na federação, mas é um trabalho feito lá de trás com muito custo”, garantiu.

Braga destacou a gestão e a governança, os projetos estratégicos e a infraestrutura e logística.



Deixe o seu comentário