BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Tradicional Folia de Reis é encerrada com missa

A celebração começou no dia 24 de dezembro em Ji-Paraná e percorreu três municípios.

Publicado: 08/01/2017 às 05h20

A missa foi celebrada pelo padre Valdecir Silva, da Paróquia São Sebastião

Mantendo uma tradição que já se mantém há 25 anos, a comunidade Santo Reis, localizada na rua Oscarina Rios, setor Chacareiro, encerrou na última sexta-feira (06) a campanha Folia de Reis com a celebração de uma missa, almoço e festa. A celebração teve início na noite do dia 24 de dezembro e percorreu três municípios situados na região central do Estado, levando o anúncio da chegada de Jesus Cristo e recolhendo prendas.

De acordo com a coordenadora Valdete Teixeira Góes, que assumiu a coordenação há mais de cinco anos, com a aposentadoria do pai, José Teixeira Góes, hoje com 85 anos, que foi o criador da festa desde o primeiro ano de sua chegada a Rondônia, mais precisamente, em Ji-Paraná, “desde aquela época, nunca mais paramos, e quando meu pai já não suportava mais a longa caminhada, ele me pediu para assumir o seu lugar. Aceitei, e pretendo continuar enquanto tiver forças”, declarou Valdete.

Roteiro

Após sair de Ji-Paraná na noite do dia 24 de dezembro, a campanha Folia de Reis composta de 25 pessoas, seguiu direto para a região do município de Urupá, passando por diversas linhas rurais e na sequência, o destino foi Teixeirópolis, onde foram visitadas as linhas 20, 16 e 166. Já em Ji-Paraná a Folia chegou à região do Distrito de Nova Londrina e Linha Gasoli, além da Linha 128. “Sempre fomos bem recebidos por onde passamos. Agora, em casa, é hora de comemorar o dia de Santo Reis”, afirmou. A missa foi celebrada pelo padre Valdecir Silva, da Paróquia São Sebastião.

Apoio

A exemplo de anos anteriores, a Folia de Reis contou, mais uma vez com o apoio da empresa Eucatur que concede ônibus para o transporte. Outro apoio é do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT). Valdete agradeceu esses dois apoios importantes para o prosseguimento dessa tradição. “Só temos que agradecer a Eucatur e ao deputado Airton. Sem eles, seria difícil dar continuidade a essa festa”, concluiu.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário