Porto Velho/RO, 21 Março 2024 07:14:54
Diário da Amazônia

Valorizando a saúde mental do trabalhador

Os transtornos psicológicos já são a terceira maior causa dos afastamentos trabalhistas no Brasil.

A- A+

Publicado: 04/04/2016 às 10h53min

O trabalho é o local onde a maioria das pessoas passam a maior parte do seu dia, desse modo o ambiente de trabalho irá refletir diretamente sobre a personalidade do indivíduo. Atualmente as empresas já tem ideia que o ambiente organizacional reflete na saúde mental do trabalhador, que por sua vez reflete nos resultados e na reputação da empresa com o mercado.

Para que o ambiente de trabalho ofereça todas as condições necessárias para o desenvolvimento harmônico das atividades entre os setores é necessário que existam metas palpáveis e acima de tudo sinergia entre os colaboradores, isso só é possível quando são utilizados métodos contemporâneos de integração organizacional como, por exemplo, dinâmicas de grupo, coffee breaks, interações e entre outras atividades.

As constantes pressões por resultados cada vez melhores podem ter um efeito extremamente prejudicial tanto para a empresa quanto para o trabalhador, os transtornos psicológicos já são a terceira maior causa dos afastamentos trabalhistas no Brasil e esses números só tendem a aumentar em empresas que deixam de lado o aspecto humano do seu colaborador.

É importante que as organizações utilizem profissionais de psicologia dentro do seu corpo de funcionários. Esse profissional através dos seus conhecimentos pode agir em diversas áreas que envolvam a saúde mental do colaborador, que vão desde o acompanhamento psicológico individual à palestras motivacionais e atividades voltadas à melhora do clima organizacional, afinal o maior patrimônio de uma empresa está em seus funcionários.



Deixe o seu comentário