porto velho - ro, 22 Agosto 2019 23:50:53
Capital

Barão do Solimões comemora 90 anos

Em uma escola quase centenária o que não falta são histórias… e boas histórias. E para essa escola dezenas de ex-alunos têm..

A- A+

Publicado: 31/03/2015 às 04h20min

Para comemorar mais um ano, a escola promoverá uma gincana educativa  com o objetivo de arrecadar roupas para serem doadas a entidades

Para comemorar mais um ano, a escola promoverá uma gincana educativa com o objetivo de arrecadar roupas para serem doadas a entidades

Em uma escola quase centenária o que não falta são histórias… e boas histórias. E para essa escola dezenas de ex-alunos têm voltado: antes estudantes, hoje professores. É o caso da Escola Barão do Solimões, instalada na rua José Bonifácio, bairro Caiari, em Porto Velho, que completará 90 anos em 25 de agosto. “Há vários professores do quadro que foram alunos da Barão do Solimões”, afirmou o diretor da escola, Marcelo Lima.

A professora mestre Adriana Mesquita, que leciona biologia desde 2008 na escola; e João Bosco Vilar, professor de matemática, entre outros, já foram alunos da Barão e fizeram questão de voltar como professores para colaborar com essa instituição que faz parte da história de Rondônia. “Isso só acontece com escolas bem queridas por alunos e professores, e onde todos se sintam bem”, comentou a vice-diretora da escola, Simone Piltz.

É o exemplo também de Jurandir Firmes, professor de matemática desde 1995 na Barão do Solimões. “Eu já poderia ter me aposentado, mas quero ficar aqui ensinando e aprendendo com essa turma”, disse. Outro entusiasta é o ex-aluno e também ex-professor de educação física, Samuel Johnson. Na escola desde 1976, Samuel tornou-se um grande colaborador para a garotada. “É um prazer treinar e participar da escola onde estudei e trabalhei por décadas”, afirmou. Há, ainda, Bira Lourenço, professor de artes, que trabalha com os alunos através das oficinas de teatro e música.

A ARQUITETURA HISTÓRICA DO SÉCULO XX FOI MANDITDA

Professor Jurandir Firmes prefere continuar lecionando

Professor Jurandir Firmes prefere continuar lecionando

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões tem ensino básico regular e supletivo. Embora tenha mantido sua arquitetura histórica do início do século XX, a escola tem todas as salas climatizadas, laboratório de informática, internet, quadra poliesportiva, salas especiais para aulas de artes e música, além de um moderno sistema de segurança. É uma demonstração de que é possível ser atual respeitando sua história.

O diretor informou que no mês de abril começará a Gincana Educativa comemorativa aos 90 anos da Barão do Solimões, com encerramento previsto para 26 de setembro. O objetivo é arrecadar roupas, calçados, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza para serem distribuídos às entidades filantrópicas e, ao mesmo tempo, levar a história da escola aos alunos e à comunidade. Durante seis meses serão propostas diversas provas alusivas ao aniversário da escola. Também dentro das comemorações dos 90 anos da escola, entre os dias 11 e 17 de abril acontecerão os Jogos Internos Barão do Solimões (Jobs), com diversas modalidades esportivas. Os preparativos para os jogos já estão ocorrendo.

Os ex-alunos ou ex-professor também podem contribuir com o acervo da escola, contando suas histórias. Os interessados podem entrar em contato com os gestores da unidade pelos telefones (69) 3223 8093 ou 3224 7200; pelo email: barao1925@hotmail.com; ou ainda ir pessoalmente à escola.

 



Escreva um comentário