O presidente da Câmara Municipal de Vilhena, Adilson de Oliveira (PSDB), em companhia do presidente da Cooperativa de Transportes de Rondônia – CTR Jorge Roberto Baumgratez, o ‘Marreta’, o presidente da Aciv Eloi Maria, a diretora administrativa da Câmara Ligia Martins e o empresário Patrick Zoche visitaram o secretário municipal de Planejamento Valdinei Campos na tarde da última terça-feira (24). A reunião aconteceu no gabinete do secretário, no paço municipal, que convocou o engenheiro civil do município, Wesley Machado.
Em pauta, o asfaltamento do trecho de quase 3 mil metros, compreendido entre a BR-364, que inicia no Posto União, passa pela Baterias Zoche e finaliza na CTR. A obra visa estimular o crescimento da única fábrica de baterias da região Norte, a empresa 100% vilhenense Baterias Zoche.
Adilson salientou a extrema necessidade da realização da obra de asfaltamento. “O asfalto trará benefícios para o município ao incentivar a indústria e aumentar a arrecadação municipal. Para caber no orçamento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, decidimos encurtar o trecho pela metade. Destaco aqui, o apoio do deputado estadual Luizinho Goebel que se comprometeu com o aporte de R$ 1 milhão e do deputado federal Expedito Neto que se comprometeu com a entrega de uma pá carregadeira e um caminhão caçamba para realizar paliativos na área até a concretização da obra”, pontuou Adilson, presidente da Câmara.
O empresário Patrick Zoche sofre com a falta de asfalto devido o barro e a poeira que dificultam o trabalho de manter a certificação necessária e inerente ao ramo de baterias. “Não consigo vender porque o produto não chega limpo devido à poeira. Tem que molhar duas vezes ao dia com caminhão-pipa. Constantemente, é necessário adiar as auditorias para conseguir achar uma solução. A empresa é um cartão de visita para a cidade”, ponderou o empresário.
Ciente da importância que a indústria tem para o aquecimento da economia local, o secretário Valdinei Campos se comprometeu em dar celeridade e urgência à confecção do projeto dentro dos padrões técnicos exigidos. “Devemos incentivar empresas que fomentam a arrecadação do município. A iniciativa de cortar o projeto pela metade para se adequar ao orçamento mostra que estão trabalhando para fazer acontecer”, asseverou Campos.
O engenheiro civil Wesley Machado conhece a área onde será realizada a obra e sugeriu o uso de concreto armado nos pontos críticos do trecho, como a curva do Zoche e a entrada da CTR, que sofrem com o peso da carga transportada e com as manobras dos caminhões. “Visitei a área. Além de dar especial atenção aos pontos críticos, já conheço por onde será feita a drenagem das águas pluviais”.