BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

CB alerta sobre acidentes com o cerol

Bombeiro indica locais adequados e mais seguros para brincadeiras com pipas na cidade.

Publicado: 09/01/2018 às 07h00

O uso de cerol, substância utilizada para tornar cortantes as linhas das pipas, pode resultar em acidentes graves (Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Se puder, solte sua pipa no Parque da Cidade, com entrada pela avenida Calama, e em áreas limpas (campinhos de futebol). A recomendação é do aspirante bombeiro Halisson Mendonça, a propósito das férias escolares, tradicional período de procura desse tipo de diversão. Ele sabe que nem todas as crianças e jovens de bairros periféricos se dispõem a essa escolha, mas garante que ela é segura e evita acidentes graves. “Nas proximidades de redes elétricas de alta tensão por exemplo. Além disso, todos sabem do perigo de ferimento e até morte em consequência do uso de cerol”, comenta Mendonça.

O cerol tradicional é uma mistura de pó de vidro com cola e uma das modificações consiste em substituir o vidro por pó de ferro. No caso de fios condutores de energia, a presença do ferro nas linhas rapidamente conduzem a eletricidade. Um único contato com os fios de alta tensão leva a pessoa a morrer eletrocutada. Mesmo sendo mais perigosa, a mistura com pó de ferro é menos utilizada do que a mistura feita com vidro. “A pessoa que solta pipa em locais de grande concentração de pedestres, ciclistas e motociclistas também está sujeita a esse risco”, explica Halisson Mendonça.

De todos os casos de acidentes com motociclistas vítimas de cerol 50% são graves ou gravíssimos, enquanto 25% são mortais”, informa o bombeiro, com base em dados da Associação Brasileira dos Motociclistas. Ele recomenda a todos, especialmente a empresas de entregadores de alimentos, encomendas e serviços gerais, investir na compra da antena corta linha, que custa R$ 15 e pode ser encontrada em lojas comerciais. Instalada ao lado do retrovisor, essa antena retém e quebra a linha de cerol. O pó de vidro ou ferro serve como abrasivo, resultando em acidente decorrente da linha extremamente cortante. No aspecto ambiental, Mendonça diz que outro agravante das linhas com cerol é a ameaça aos pássaros.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário