Porto Velho/RO, 26 Março 2024 12:53:52
RONDÔNIA

Fies reabre para novos contratos a partir desta segunda-feira

A partir de segunda-feira (23), o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estará aberto. As inscrições..

A- A+

Publicado: 22/02/2015 às 03h30min | Atualizado 29/04/2015 às 00h58min

A partir de segunda-feira (23), o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estará aberto. As inscrições poderão ser feitas no portal do programa. Esse ano o Fies está com novidade: o sistema terá um prazo para que os estudantes peçam o financiamento, isso poderá ser feito até o dia 30 de abril. Antes, a adesão podia ser feita a qualquer momento, não havia condicionantes para acessar o crédito educativo: bastava que o aluno tivesse prestado o Enem.

Durante o primeiro mandato do governo da presidente Dilma Rousseff, o número de estudantes contemplados aumentou em quase dez vezes: eram 76,2 mil em 2010 e, no ano passado, já somavam 731,3 mil. No total, nos quatro anos, o Fies beneficiou 1,9 milhão de estudantes. A partir de agora, os estudantes que concluíaram o Ensino Médio após 2010, precisarão tirar no mínimo 450 pontos no Enem e não poderão zerar na prova da redação para conseguir o benefício. Além disso, os candidatos não poderão mais receber benefício simultâneo do financiamento com recursos do Fies e de bolsa do Prouni. A exceção vale para

A partir de agora, os estudantes que terminaram o Ensino Médio após 2010 precisarão tirar no mínimo 450 pontos no Enem

A partir de agora, os estudantes que terminaram o Ensino Médio após 2010 precisarão tirar no mínimo 450 pontos no Enem

bolsa parcial, mas apenas quando ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior. Essas novas regras foram divulgadas no Diário Oficial da União do dia 29 de dezembro de 2014, prestes a findar o ano.

De acordo com Chirlany Carvalho, coordenadora pedagógica da Faculdade Porto/FGV, para se inscrever no programa de Financiamento Estudantil, o candidato deverá estar matriculado na Instituição de Ensino Superior, visto que para efetuar o cadastro no portal do SisFies é necessário o número de matrícula. Com a matrícula realizada, o estudante entra no portal do Fies, preenche um questionário com todas suas informações pessoais, estudantis e socioeconômicas. Em seguida, ele imprime um documento ao final do cadastro onde será descrito o valor do financiamento, se de 50% ou 100%, com posse desse documento, o estudante vai até o CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da faculdade, apresenta todos os documentos comprovatórios que foram especificados no cadastro e após a validação, o estudante é direcionado ao banco para formalizar a inscrição no programa.

Segundo Chirlany, ainda há tempo e vagas disponíveis para novos alunos, e que não há necessidade de desistência por parte deles, uma vez que a instituição não cobra a taxa de matrícula. “Teve muito aluno que desistiu e trancou esse semestre com medo do aditamento não ser realizado e ter que arcar com as despesas, porém, nós temos do MEC a garantia que nenhum aluno será prejudicado”, explicou a coordenadora. Após validar as informações, ele deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

FINANCIAMENTO

O programa oferece financiamento de 50% a 100% do valor da mensalidade, dependendo da renda familiar do estudante. Os juros cobrados são de 3,4% ao ano e o contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado, por até 13 anos.



Deixe o seu comentário