Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:42:34
Diário da Amazônia

Governo realiza entrega de mudas em Alvorada

Cerimonia de entrega das 100 mil mudas de café clonal ocorreu na última quinta-feira.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/12/2017 às 06h05min

Os produtores assistiram atentamente às orientações passadas pelos técnicos

Em maio de 2018, o produtor rural Ademir Pereira dos Santos vai colher pela primeira vez o café clonal da lavoura com três mil pés plantados há dois anos. O que ele não sabia é que se o café tivesse sido cultivado dentro das técnicas apropriadas a produção seria muito maior.

Ademir Pereira aprendeu a lição na cerimônia de entrega de 100 mil mudas da espécie clonal na quinta-feira (21), em Alvorada do Oeste, ao ouvir explanação dos técnicos da Emater sobre o plantio e manejo correto do café.

“O conhecimento é tudo mesmo. Mudei totalmente de opinião e vou plantar, dentro das técnicas mais 6 mil mudas no ano que vem”, disse o produtor que também cria gado de corte na propriedade instalada da linha 90, distante 28 quilômetros da cidade.
“A primeira iniciativa do produtor ao investir na cultura do café é fazer um planejamento envolvendo desde a escolha da área, análise e correção do solo, técnica de plantio e manejo, adubação até a colheita do café no tempo certo”, ensina o engenheiro agrônomo Flávio Gonçalves, do escritório da Emater em Alvorada do Oeste, ao explicar as vantagens produtivas e toda a rotina do plantio e cuidados com a lavoura.

O produtor Lucimar Soares dos Santos, do distrito de Terra Boa, vai aproveitar o pequeno espaço disponível na chácara para formar uma lavoura com as duas 2 mil mudas que recebeu em Alvorada do Oeste. “Não vou plantar à moda antiga, sem técnica. Essa reunião me abriu a mente. Vou adotar todos os procedimentos e buscar acompanhamento técnico da Emater”, afirmou o produtor, se espelhando nos resultados positivos da lavoura tecnificada de um vizinho.

A entrega de mudas de café clonal do programa “Plante Mais”, do governo Estadual, tem a proposta de revitalizar a lavoura cafeeira de Rondônia. A distribuição é uma parceria entre o governo por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Emater e 36 municípios. O secretário de Agricultura de Alvorada, João Paulo Fambre dos Santos, agradeceu ao governador Confúcio Moura pelo apoio e parceria, que favorece muito o crescimento do setor produtivo na região. “O mercado cafeeiro tem crescido e em Alvorada estamos fazendo a nossa parte plantando café”, disse o secretário João Paulo.



Deixe o seu comentário