porto velho - ro, 12 Setembro 2019 22:21:22

    JoséLuiz

    coluna

    Publicado: 14/07/2019 às 09h40min | Atualizado 15/07/2019 às 09h41min

    A-A+

    Porto Velho merece uma central de abastecimento

     Na segunda-feira (15), estará em Porto Velho o presidente da Companhia de Entrepostos e Armazenagens-CEAGESP- (SP), Johnni Hunter..

     Na segunda-feira (15), estará em Porto Velho o presidente da Companhia de Entrepostos e Armazenagens-CEAGESP- (SP), Johnni Hunter Nogueira quando se reunirá com o Secretário de Agricultura Evandro Padovani e técnicos ligados ao setor produtivo passando experiências de como se monta e administra uma Central de Abastecimento (CEASA). O Governo do estado projeta implantar na capital uma Central de Abastecimento Ceasa.  

            Johnni Hunter Nogueira terá uma reunião na terça-feira (16) com o governador Marcos Rocha, apresentando o formato técnico de uma Central de Abastecimento para atender com eficiência os pequenos, médios e grandes produtores rurais. O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, conta com apoio do governo federal e governo do estado para elaborar o projeto e colocar em funcionamento até 2023. À Ceasa na capital, Porto Velho, Pelos cálculos iniciais os investimentos  devem girar em torno de R$ 30 milhões. Mas os benefícios aos produtores rurais, empresários e consumidores compensam. 

            Quem não é visto… 

          O governador Marcos Rocha, tem marcado presença em Brasília, na busca de recursos e apoio junto ao governo federal para consolidar sua administração em Rondônia, principalmente na área do agronegócio. Na verdade, ele está certo, pois, como diz o velho adágio popular: “quem não é visto não é lembrado”. Queiram ou não, todas as decisões econômicas e políticas vêm do Planalto Central. 

            Focos de queimadas 

          Diante do elevado números de focos de queimadas no estado de Rondônia, mais de 826, no mês de junho, representando 27% superior ao ano de 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), está cobrando explicações urgentes do agente penitenciário, Elias Rezende de Oliveira, Secretário do Desenvolvimento Ambiental. No ponto de vista do conselheiro, Benedito Antônio Alves, “o quadro é preocupante”. 

           Enroscou  

         O desenlace da Operação “Mão-dupla” desencadeada pelo Ministério Público e Polícia Federal, pelo pouco que se tem conhecimento, até que tudo seja esclarecido, as obras das pontes sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã e Riozinho entre Cacoal e Pimenta Bueno na BR 364, deverão sofrer solução de continuidade. Se de fato confirmar a paralisação no trabalho nas obras, das duas pontes os principais prejudicados serão os produtores rurais do sul e norte do estado. 

          Algodão 

         Entre os dias 15 e 20 de julhoo Grupo Mazzutti, em Vilhena inicia a colheita da primeira safra de algodão em Rondônia. O evento que tem na agenda a presença do governador Marcos Rocha e do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani e outras autoridades ligadas ao setor produtivo, torna-se mais uma força ao agronegócio neste estado. 

         Tambaqui em Brasília 

        Para Hélio Dias, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), mostrar em Brasília a qualidade e o sabor da carne do tambaqui produzido em cativeiro, com certeza abrirá mercados para o peixe produzido aqui. Entre 6 e 7 de agosto, na esplanada dos ministérios no distrito Federal, haverá uma demonstração pública de tambaqui assado na brasa.  

            Finalizando 

          Um amigo meu ao tomar que conhecimento que o livro, “Centro-Oeste e Rondônia depois de Getúlio e Juscelino” encontra-se em fase final de revisão na editora em Porto Alegre (RS), exclamou: “vamos fazer um churrasco no lançamento”. Respondi: “prefiro sucesso de venda, a festa a gente realiza depois”.

     


    Escreva um comentário

    sobre José Luiz Alves

    José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

    Arquivos de colunas