Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:18:53
Diário da Amazônia

Prazo para declarar rebanho é prorrogado de novo após RO não atingir 100% da meta

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) prorrogou, de novo, o prazo para os produtores inadimplentes fazerem a..

A- A+

Publicado: 17/07/2020 às 16h31min

Prazo para declarar rebanho é novamente prorrogado em Rondônia — Foto: Reprodução/TV TEM

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) prorrogou, de novo, o prazo para os produtores inadimplentes fazerem a declaração obrigatória dos rebanhos. O anúncio da nova prorrogação foi feito nesta sexta-feira (17), dois dias depois do prazo oficial ser encerrado e o estado ter chegado a 96% da meta de declaração.

Segundo a Idaron, os produtores rurais que não tinham feito a declaração até 15 de julho terão uma nova chance, devendo a declaração ser entregue obrigatoriamente até 30 de julho. O adiamento na data foi adotada em razão da pandemia de Covid-19.

Além disso, o estado não atingiu 100% da meta de declaração do rebanho. O governo diz que apenas a regional de Pimenta Bueno conseguiu atingir os 100% das declarações.

Porto Velho é a regional da Idaron com maior índice de inadimplência, tendo atingido algo próximo a 99% dos produtores.

Abaixo, veja o número de declarações que faltavam ser entregues, por regionais, até 15 de julho:

Porto Velho: 289
Ariquemes: 240
Jaru: 55
Ji-Paraná: 88
São Francisco: 48
Pimenta Bueno: 0
Vilhena: 56
Rolim de Moura: 27
Campanha de declaração
A campanha de declaração de rebanhos teve início em maio, com duração de 60 dias. Depois do prazo normal, entre 1° a 15 de julho, a Idaron afirma ter notificado os produtores inadimplentes para aderirem à nova prorrogação de campanha (de 16 e 30 de julho).

Em 2020, a campanha de declaração de rebanhos foi adotada como uma das estratégias para que Rondônia seja reconhecida internacionalmente como área livre de aftosa sem vacinação.

É obrigatório declarar o rebanho de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Os produtores que não fizerem a declaração terão suas fichas bloqueadas para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros documentos.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário