Porto Velho/RO, 24 Março 2024 12:39:31
BRASIL

Procura por financiamento imobiliário aumenta mais de 180%

Um dos fatores que influenciam o aumento da procura para compra é a queda das taxas de juros em financiamentos imobiliários

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/08/2020 às 18h24min

Foto: divulgação

O setor imobiliário foi uma das áreas impactadas pela pandemia e com a quarentena o medo de fazer investimentos aumentou. Aqueles que estavam planejando comprar a casa própria no início do ano, precisaram dar uma pausa no plano por um tempo. Porém, a expectativa para a retomada da economia no Brasil e no mundo tem aumentado cada vez mais, princialmente com a flexibilização do isolamento social em alguns estados e cidades. 

Segundo levantamento da CrediHome, dados apontam uma retomada expressiva no setor. A procura por financiamento de imóveis em junho teve um aumento de 181,27%, em comparação ao mês de maio, o maior número desde o início do ano.

De acordo com o levantamento, um dos fatores principais que influenciam o aumento da procura para compra de imóveis, além da retomada gradual dos serviços, é a queda das taxas de juros em financiamentos imobiliários. Com a Selic – taxa básica da economia – em seu índice atual e histórico de 2,25%, o investimento em imóveis pode se tornar mais atrativo para quem estava pretendendo sair do aluguel e comprar a casa própria.

Também houve um aumento aos financiamentos contratados, o aumento percentual de maio para junho foi de cerca de 28%. Desde janeiro, é o maior índice. Em comparação ao primeiro mês do ano, antes da pandemia, foi registrado um aumento de quase 50%.

O último levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) revelou que os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 7,1 bilhões em maio e tiveram um crescimento de 23,2% em 2020. Outro item importante e que ajudou no aumento da procura por financiamento foi a facilidade de acessar e fazer todo o processo, a simulação pela internet.

Nosso objetivo é facilitar o processo de pesquisa e fechamento de contrato para financiamentos imobiliários, algo que hoje é extremamente burocrático e demorado. A pandemia do coronavírus e o consequente isolamento social deixa mais evidente a necessidade de estabelecer processos 100% digitais”, afirma Bruno Gama, CEO da CrediHome.

Com informações da Assessoria



Deixe o seu comentário