Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:37:25
Diário da Amazônia

Reivindicações à saúde levadas ao ministério

Em reunião na sexta-feira, no Ministério da Saúde, o governador Confúcio Moura, apresentou uma série de reivindicações à..

A- A+

Publicado: 10/03/2015 às 03h55min | Atualizado 29/04/2015 às 01h53min

Confúcio apresentou demandas de Rondônia à secretária-executiva, Ana Paula

Confúcio apresentou demandas de Rondônia à secretária-executiva, Ana Paula

Em reunião na sexta-feira, no Ministério da Saúde, o governador Confúcio Moura, apresentou uma série de reivindicações à secretária-executiva do ministério, Ana Paula Menezes. Liberar recursos para a saúde, aquisição de equipamentos e o credenciamento do Pronto-Socorro de Cacoal foram os principais assuntos.
Acompanhado de parlamentares da bancada federal e do secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o governador solicitou urgência na liberação dos serviços de hemodiálise do Centro de Hemodiálise de Ariquemes e o serviço de nefrologia. Quanto às UTIs, lembrou que já funcionam, mas ainda não foram portariadas e por isso o Estado não recebe os recursos pelo seu uso.

O governador ainda solicitou recursos para a aquisição de equipamentos e a conclusão da obra do hospital de Guajará-Mirim. A expectativa é que seja concluído entre os meses de julho e agosto.

Foi solicitado ainda o credenciamento e a inclusão do Pronto-Socorro de Cacoal no rol dos prontos-socorros do Brasil, interligado ao hospital regional, que servirá entre 12 e 14 municípios da região Central do Estado.

O senador Valdir Raupp reforçou que o hospital de Cacoal precisa de maior aporte de investimentos do ministério, pois o Estado assumiu definitivamente essa unidade médica.

A secretária do ministério verificou os indicadores da saúde em Rondônia e demonstrou interesse pelos resultados das ações do Estado. Ela destacou que foi em 2010 ao hospital e encontrou um quadro caótico e, conforme as ações exitosas implementadas, solicitou à assessoria do ministério que na próxima publicação do ministério constem as melhorias na saúde de Rondônia, no capítulo “O SUS que deu certo”.

Ana Paula destacou o contingenciamento dos investimentos para 2015, mas apresentou uma proposta para que o governador solicite uma emenda parlamentar para a aquisição dessas demandas apresentadas hoje.



Deixe o seu comentário