BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Aumenta número de indígenas matriculados

Rondônia tem 13 núcleos de educação indígena.

Publicado: 24/06/2017 às 09h57

Expansão da educação indígena favorece o crescimento

Computando-se renovações de autorização, o governo Estadual oferece atualmente educação indígena em 119 escolas, nas quais estão matriculados 3.848 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Em abril deste ano, eram 3.637 alunos. Rondônia tem 13 núcleos de educação indígena.

O aumento se deu com a autorização de mais duas novas unidades, sendo uma em Alto Alegre, onde foi criada a Escola Indígena Estadual Kwiupyhuam, na Aldeia Tsupypary, Terra Indígena Rio Mequéns; e a outra em Espigão do Oeste, com a portaria governamental que autorizou a continuidade da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Maamnzeep Cinta-Larga, na Aldeia Capitão Cardoso, Terra Indígena Roosevelt. Com isso, o município conhecido mundialmente pela ocorrência de diamantes tem 309 alunos matriculados.

Outra portaria da Seduc homologou o Regimento da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Erapoaron Makurap, no município de Alta Floresta do Oeste.

“Tanto avançou o setor no governo Confúcio Moura, que a Seduc prepara os próximos debates para melhorar ainda mais”, disse o coordenador de Educação Indígena, Antônio Puruborá.

A Seduc prossegue convocando professores concursados para trabalhar em escolas indígenas. Já convocou 85 do quadro anterior, formado por emergenciais, e prevê mais 80 até o segundo semestre deste ano.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário