BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Rita Queiroz é homenageada no ‘Elas em Arte’

“Mãe que traz à luz seres especiais nos quais protagonizam o show da vida...”

Publicado: 11/03/2018 às 08h38
Atualizado: 17/11/2018 às 22h52

Exposição em Goiânia no Dia Internacional da Mulher se torna um evento emocionante. Agav – Associação Goiânia de Artes Visuais, e as Galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião dos Reis realizaram no mês da mulher extensa programação selando o evento no dia 08 de março com a abertura da exposição “Elas em Arte”, homenagem ao Dia Internacional da Mulher que ficará até 8 de abril de 2018, nas galerias citadas no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia (GO).

A artista visual Rita Queiroz, participou com a obra inédita, ‘Tríade Mulher Sagrada’, jovem em flor, mulher, árvore em gestação e a anciã representada pela seringueira. Resgate das forças da natureza que existe dentro de nós. A arte nos salva e protege.

Rita Queiroz foi homenageada pelo presidente da Agav, entre tantas artistas talentosas que participaram dessa belíssima exposição que fora promovida pela Associação e cerca de 65 artistas participantes e convidados, ele a convidou para falar em nome de todas as artistas: “Raimundo Nonato a apresentou ao público como uma das maiores artistas plásticas do Brasil. As palavras simples e de gratidão da pintora comoveram a todas”.

Continuou: “Quem desejar assistir a entrevista, de mais uma das grandes conquistas de Rita Queiroz, está à disposição no YouTube. Como filha e amante da sua arte digo que foi mais um momento inesquecível na sua longa e bela carreira. Parabéns mãezinha! Te amamos!” Feliz, relatou com emoção a filha Luna Pini.

Alguns dias antes, a artista Rita Queiroz colocou em sua página eletrônica e compartilhada dos amigos e parentes o convite dessa exposição:

“Estou participando dessa exposição da Associação dos Artistas de Goiânia, em homenagem à Mulher. Como não podia deixar de falar no ‘Sagrado Feminino’, criei uma tela homenageando as mulheres com o tema que reflete a ‘Mãe Natureza’, além de lembrar de minhas filhas, netas e bisnetas, dos artistas visuais e, de todas as categorias, principalmente as mulheres humildes do meu beiradão. De onde saiu a minha Deusa, a minha mãe Dionísia Farias de Mendonça (inesquecível Pretinha). Que Deus abençoe a todas nós mulheres! Envio este convite especialmente à minha terra Porto Velho (RO)”.

“Mulher – Sempre musa, seja ela uma artista, trabalhadora do lar, professora, jornalista, profissional liberal, operárias… Mãe que traz à luz seres especiais nos quais protagonizam o show da vida em toda plenitude terrena.

És parte essencial na gênese do cosmos na fórmula ou na forma na qual imaginamos existir.

Nós, os homens, celebramos sempre tua existência, nossa ‘outra’ parte, dotada de uma sensibilidade que arrebata e completa a beleza da vida em seus doces mistérios. Por ti os sinos dobram, as flores se perfumam e desabrocham plasmando desejos de vida!

Aqui por motiva essa exposição pela mulher dizemos que no léxico da arte, a sensibilidade tem suas medidas de corpo e alma; de desejos estéticos e intuições divinas, capaz de atrair a atenção e eflúvios ardentes de pincéis, cinzéis e conceitos a ela devotados.

Oh! Mulher de todas as latitudes, cores e credos.

É certo que arte não tem sexo, assim como o conceito de mulher na vida contemporânea é amplo e indefinido, especialmente no que tange às normas e atitudes do dia a dia em nossas atribuições individuais e ações socioculturais como seres pensantes.

Por tantas mulheres que permeiam nossas histórias de felicidades, por nós e por elas, em eterna gratidão, cantemos em uníssono coro, em cores e formas!” Discursou o presidente da Agav – Associação Goiana de Artes Visuais, Nonatto Coelho.

“Mulher incrível e Mãe amorosa!!! Homenagear a senhora significa homenagear todas as mulheres guerreiras e iluminadas. Aos 82 anos, linda! Surpreende a todos com sua energia, conquistas e posicionamento diante da vida.

Honrada, por ser filha desta artista plástica fantástica, incansável na luta em prol da cultura e da inclusão social, que conseguiu conciliar seu trabalho ao imenso amor que dedica à ‘família’. Gratidão! Te amo infinitamente! Feliz Dia das Mulheres para todas nós!” Com grande emoção, exaltou Luna Pini.

Por João Zoghbi Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário