BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Um ano difícil para o Legislativo e Judiciário

O Congresso Nacional se reúne nesta segunda-feira, a partir das 17h, para abertura do ano legislativo com temas bastante polêmicos na..

Publicado: 04/02/2018 às 06h30

O Congresso Nacional se reúne nesta segunda-feira, a partir das 17h, para abertura do ano legislativo com temas bastante polêmicos na pauta. Na realidade, os trabalhos só começam de fato após o período do carnaval. A sessão desta segunda-feira não terá votação em plenário, mas as comissões especiais já trabalham a todo vapor para colocar temas polêmicos em discussão.

O ano também será bem difícil e tumultuado para a Justiça, que terá a missão de acelerar as ações judiciais que tramitam contra políticos citados no escândalo da operação Lava Jato. Não podemos esquecer que o ano é eleitoral, e muitos políticos que hoje integram o Congresso Nacional estão atolados no esquema de corrupção, inclusive o presidente Michel Temer (PMDB) que participará da abertura do ano legislativo.

As últimas decisões proferidas pelo ministro Gilmar Mendes causaram uma grande indignação da população nas redes sociais. O ministro virou motivo de chacota nas redes sociais e, recentemente, durante um voo comercial foi hostilizado pelos passageiros. Políticos tradicionais envolvidos em escândalos de pagamento de propina também estão sendo vítimas de chacotas nos aeroportos. E tudo é registrado nas redes sociais em uma velocidade de relâmpago.

Ontem, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, O ministro Gilmar Mendes disse que o pagamento de auxílio-moradia e outros penduricalhos a magistrados comprometem “terrivelmente a imagem do Judiciário”.

Segundo o ministro, O auxílio-moradia é apenas a ponta do iceberg. Temos outros penduricalhos, como auxílio-creche, auxílio-livro. Ele disse na entrevista que os Estados que estão passando por crises pagam essas vantagens para juízes e promotores. “Temos de encontrar um denominador comum quanto ao devido salário dos magistrados. É inegável que precisa ser uma carreira bem paga, mas é preciso que seja bem definido. Mas que se encerre com esse quadro que compromete terrivelmente a imagem do Judiciário”, disse.

Por outro lado, a população terá a oportunidade neste primeiro semestre do ano de acompanhar mais de perto os últimos acontecimentos no Judiciário e Legislativo. Será um ano bem decisivo, principalmente para a classe política em função de temas polêmicos que serão apresentados logo após o Carnaval, inclusive a reforma da Previdência, a retirada de benefícios concedidos a servidores públicos.

Em meio a polêmica, o que o cidadão de bem não pode esquecer nos últimos anos é que o Brasil foi vítima de um grande escândalo de corrupção envolvendo o pagamento de mensalão a deputados federais, desvios de recursos no Estado e o poderoso esquema de corrupção envolvendo a alta cúpula do Poder Legislativo e Governo. Os benefícios que os magistrados recebem são constitucionais, assim como o auxílio moradia destinado aos parlamentares federais e estaduais. O que fez o Brasil ingressar na forte crise foi a praga da corrupção. E a população terá a chance este ano de dar um basta nisso, ou pelo menos amenizar.

Deixe o seu comentário