BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Facimed oferece bolsas de incentivo à pesquisa pelo PIIC

Todos os trabalhos serão publicados na Revista Científica da Facimed e apresentados no Simpósio de Iniciação Científica

Publicado: 14/12/2018 às 09h25

O Programa de Incentivo à Iniciação Científica (PIIC), é um investimento oferecido pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), que busca incentivar a pesquisa entre acadêmicos e professores por meio de bolsas com duração de até um ano.

A Facimed acredita que a iniciação científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e que seja o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. “Há um entendimento que o estudante quer um estímulo, a bolsa é uma forma de bonificar, de estimular, tenho certeza que esses projetos marcarão o currículo desses acadêmicos”, destacou a diretora geral da Facimed, Daniela Shintani.

Fagnyelly Gonçalves dos Santos Terra, está entre os 6 acadêmicos com trabalhos aprovados no PIIC. “Foi uma alegria muito grande ter essa oportunidade, a Facimed está abrindo portas a qual eu nunca imaginei que poderia passar, a faculdade em si mostra realmente que tem interessam no conhecimento, na pesquisa”, contou a estudante de Enfermagem.

Para os estudantes, ingressar em projetos de pesquisa científica pode ampliar os rumos profissionais mesmo antes de concluir a graduação. Edson Lorran, por exemplo, está desenvolvendo uma pesquisa sobre protocolo anestésico em felinos submetidos a castração. “É a castração de cirurgia letiva, que é aquela em que não é necessária para a saúde do animal, mas o proprietário escolhe. O protocolo que vamos avaliar é muito difundido aqui na região, mas causa efeitos colaterais no coração no animal”, explicou o acadêmico de Medicina Veterinária.

Todos os trabalhos serão publicados na Revista Científica da Facimed e apresentados no Simpósio de Iniciação Científica que acontece em novembro na Unidade I. São eles: “Avaliação clinico laboratorial dos efeitos da anestesia dissociativa com atropina-xilazina-cetamina, em felinos submetidos a cirurgia eletiva”, de Edson Lorran.

Avaliação da atividade antibacteriana de extratos vegetais e antibióticos comerciais sobre coleção de linhagens de cepas bacterianas”, de Fagnyelly Gonçalves dos Santos Terra.

“Avaliação do desempenho energético de habitação de interesse social de Cacoal pelo método prescritivo rtq-r”, de Karine C. Moreira.

“Desenvolvimento de um protótipo organizador e alerta de utilização de medicamentos para idosos”, de Leonardo M. Sanches.

“Primeiros socorros treinamento de professores funcionários das creches públicas no município de Cacoal-RO”, de Washington Cruz Silva.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário