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Rondônia exporta carne e teca para a Europa

O trecho fluvial, entre Porto Velho e Belém, fica a cargo da empresa Atlântica.

Publicado: 21/10/2015 às 07h00
Atualizado: 21/10/2015 às 07h19

Contêineres refrigerados com carne bovina de RO para a Europa

Contêineres refrigerados com carne bovina de RO para a Europa

Pela primeira vez, Rondônia exportou ontem 18 contêineres de carne bovina e 14 de teca (madeira de reflorestamento de origem asiática) para a Europa, via porto de Belém (PA), economizando tanto em distância quanto em valor de frete com relação aos portos de Manaus (AM) e Paranaguá (PR), rotas usadas até o momento. Os destinos finais são os Portos de Rotterdam e Tiel na Holanda.

Numa parceria do governo de Rondônia com os Frigoríficos Friboi, Minerva, Tangará e JBS de Rondônia e as empresas de transporte Atlântica Matapi de Belém e CMA CGM da França (terceiro maior armador do mundo), está sendo experimentada pela primeira vez a rota porto fluvial de Porto Velho, porto fluvial e marítimo de Belém, até os portos marítimos da Holanda.
O trecho fluvial, entre Porto Velho e Belém, fica a cargo da empresa Atlântica Matapi que fará o transbordo no dia 28 de outubro para o maior navio de carga do mundo, CMA CGM Jules Verne (com capacidade para 18 mil contêineres de seis metros de comprimento), que fará o trecho marítimo, via Oceano Atlântico, até os portos de Rotterdam e Tiel, conforme o diretor comercial da empresa francesa no Brasil, Márcio Assis.

“Inicialmente estamos levando uma pequena carga de carne bovina, em 18 contêineres refrigerados (510 toneladas), a fim de verificar a viabilidade da rota via Belém. Sabemos que o transit time (tempo de trânsito) será menor e o valor do frete fluvial muito mais competitivo”, disse Carlos Pinto Júnior, diretor comercial da Atlântica Matapi.

Por Assessoria

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