BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Aumentam casos de DSTs e Aids em Cacoal

Conforme o demonstrativo apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), durante o ano passado inteiro foram diagnosticados seis..

Publicado: 07/07/2014 às 20h11
Atualizado: 28/04/2015 às 08h36

B4-ABRE-CACOAL-copy1Conforme o demonstrativo apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), durante o ano passado inteiro foram diagnosticados seis casos e nos primeiros quatro meses de 2014 oito pessoas receberam a confirmação através do teste rápido, que são portadores do vírus HIV, o da Aids. “Jovens com faixa etária entre 20 e 30 anos são a maioria”, afirmou a enfermeira e coordenadora de imunização do município Elizete Rangel.

São através do fácil acesso ao teste rápido, que é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), é que os portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), hepatites e Aids estão sendo identificados e tratados.

O teste possui esse nome, porque permite a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente em até 30 minutos. Por isso, pode ser realizado no momento da consulta. “Os testes rápidos permitem que o paciente, no mesmo momento que faz o teste tenha conhecimento do resultado e receba o aconselhamento pré e pós-teste”, explicou a enfermeira.

O último boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde referente a sífilis, por exemplo, teve 14 mil casos notificados em todos os 26 Estados e o Distrito Federal e por isso foram convocados para aderir à Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis. Segundo o setor de imunização da Semusa, com agendamento prévio, as equipes de saúde têm atendido nas empresas e fábricas do município, com objetivo de fazer identificação destes pacientes e tratamento.

Serviço

Os testes de Aids podem ser feitos em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas diversas unidades das redes públicas de saúde, de forma anônima e é gratuito. Informações em uma unidade da rede pública de saúde ou através do Disque Saúde (136).

Por, Estefãnia Procópio – Diário da Amazônia

Por Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário