BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Brucelose humana tem quadro de endemia em RO

A brucelose humana já é considerada endemia emergente em Rondônia, conforme destaca o médico Heinz Jacob, do Centro de Referência em..

Publicado: 21/02/2018 às 05h40

A brucelose humana já é considerada endemia emergente em Rondônia, conforme destaca o médico Heinz Jacob, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A brucelose humana é uma zoonose bacteriana causada pela Brucella, um cocobacilo encontrado em cabras, ovelhas, camelos (Brucella melitensis) e bovinos (Brucella abortus), em suínos (Brucella suis) e cães (Brucella canis).

Todas as variações podem transmitir a doença ao ser humano, mas a dos bovinos é a que mais os ameaça. “Ainda existem subnotificações de doenças diversas, e a real magnitude não é bem conhecida”, disse a enfermeira do trabalho Ana Flora Camargo Gerhardt, que também gerencia o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem focado nos problemas relacionados à classe trabalhadora, com base no relatório de gestão referente a 2017 que aponta que acidentes e doenças até então “invisíveis” resultam em custos sociais elevados para famílias, empresa, Estado e sociedade. Por conta dos dados constantes do relatório, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena começaram 2018 revendo ações conjuntas e compromissos com a saúde do trabalhador em Rondônia. O apoio técnico e científico e constantes visitas técnicas levam o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ao foco dos problemas. (AI)

Por Assessoria

Deixe o seu comentário