BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Cai em 6% o número de multas aplicadas em 2014

Até novembro de 2014 o número de multas e acidentes diminuíram em Porto Velho. É o que aponta o relatório do Detran-RO para os..

Publicado: 27/12/2014 às 02h00

 A presença preventiva da fiscalização nos pontos de maior fluxo de veículos da cidade inibiu os condutores  Divulgação/Diário da Amazônia

A presença preventiva da fiscalização nos pontos de maior fluxo de veículos da cidade inibiu os condutores Divulgação/Diário da Amazônia

Até novembro de 2014 o número de multas e acidentes diminuíram em Porto Velho. É o que aponta o relatório do Detran-RO para os períodos de janeiro a novembro de 2013 e para os mesmos meses de 2014. Segundo Hugo Guilherme Corrêa, diretor executivo de operações, o aumento na fiscalização é a causa dos resultados. “A presença preventiva da fiscalização, que aumentou nos pontos de maior fluxo de veículos da cidade, inibe os condutores de praticarem infrações, baixando o número de multas”, diz o diretor.

Os números do relatório são: de janeiro a novembro de 2013 o total de multas foi 30.539. Deste total, as 5.840 multas leves foram aplicadas em sua maioria a motoristas sem documentação. As 1.470 multas médias teve sua maior parte formada por condutores que usavam calçados impróprios para dirigir. A falta do cinto de segurança caracteriza multa grave, que em 2013 foram 2.753. As 20.476 multas gravíssimas tiveram três infrações recorrentes: inadimplência, falta de habilitação e embriaguez.

Queda no número de acidentes

Para o mesmo período em 2014, o número de multas ficou em 28.764. O valor equivale a uma baixa de 6% com relação a 2013. As multas leves totalizaram 5.352 e o motivo de terem sido aplicadas foi o mesmo que em 2013: condutores sem documentação. As 1.773 multas médias tiveram uma nova causa maior: falar ao telefone celular enquanto dirige. A ausência do cinto de segurança continuou sendo a maior parte das 3.625 multas graves aplicadas em Porto Velho. As multas gravíssimas, que em 2014 caíram para 18.014, continuam tendo as três causas de 2013 como maioria das aplicações.

O relatório do Detran-RO também mostrou uma queda no número de acidentes na capital: de janeiro a novembro de 2013 o número foi de 4.452, sendo 61 destes fatais. No mesmo período em 2014 os acidentes somaram 3.587. Dentre estes acidentes, 62 tiveram morte. Para que o número continue baixando, Corrêa afirma que é importante os motoristas se lembrarem de obedecer às leis de trânsito. “Além disso, ser solidário com o próximo enquanto dirige também é fundamental”, finaliza o diretor.

Em 2014, 3.587 acidentes foram registrados, dos quais 62 tiveram morte  Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Em 2014, 3.587 acidentes foram registrados, dos quais 62 tiveram morte Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Sinalização passou por melhorias

Ordens de serviços para a melhoria na sinalização de ruas e avenidas da capital foram expedidas pelo Semtran. As medidas incluem a instalação de botões que interrompem o sinal verde para os veículos, de um semáforo na avenida Carlos Gomes com a rua Farquar e pinturas das conhecidas aranhas (Yellow Box) em cruzamentos de grande fluxo, como a avenida Jorge Teixeira.

Outras ações também incluem a sinalização horizontal da avenida José Amador dos Reis, na zona Leste, e a troca de placas em mau estado de conservação que se encontram nas áreas centrais da cidade. Segundo o secretário da Semtran, Carlos Guttemberg, nos últimos dois anos Porto Velho ganhou novas faixas de pedestre, redutores de velocidade e semáforos em locais de grande movimentação na cidade.“Estamos atendendo às principais necessidades nesse sentido e muita coisa boa nos setores de transporte e trânsito ainda está por acontecer num breve período de tempo em Porto Velho”, diz Guttemberg.

 

Deixe o seu comentário