BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

‘Capital do Café’ comemora aniversário nesta segunda-feira

Município completa 41 anos. Com ele, o crescimento como polo universitário e em saúde à região

Publicado: 26/11/2018 às 14h03

Nesta segunda-feira (26), Cacoal chega aos 41 anos de emancipação política, e apesar das dificuldades financeiras que o município enfrentou nos últimos anos devido à crise econômica que assolou o país, seus cerca de 90 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm muitos motivos para celebrar, e ainda manter viva a esperança de um futuro mais próximo, graças aos investimentos realizados por parte da iniciativa privada e do setor público em prol da construção de uma cidade pujante, acolhedora e com oportunidades para todos.

 

Rico em recursos naturais, Cacoal sempre foi ponto seguro de milhares de brasileiros que migraram em busca do ‘eldorado. – Foto: Divulgação

A emancipação política foi em 26 de novembro de 1977, porém, o nascimento da cidade aconteceu por volta de 1920 com a chegada do paraibano Anísio Serrão de Carvalho, que veio para a região com a missão de cuidar da linha do telégrafo instalada por marechal Cândido Rondon no começo do século passado.

Rico em recursos naturais, Cacoal sempre foi ponto seguro de milhares de brasileiros que migraram para o município em busca do ‘eldorado’, escondido na densa floresta amazônica, e que com muita coragem, força de trabalho de muitos sonhadores a região foi desbravada,  contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento do município que hoje é destaque no estado e no país em vários setores.

Investimentos

Além do setor agropecuário, liderados pela pecuária de corte e o café, que devido a abundância de sua produção nos anos de 1980 e 1990 consagrou a cidade com o título de “Capital do Café”. Importantes segmentos da economia local vêm recebendo apoio e investimentos da atual gestão municipal, como as agroindústrias, que graças o apoio técnico e científico que receberam melhoraram as embalagens e reposicionaram suas marcas no mercado. Hoje, os produtos produzidos em Cacoal são comercializados até fora do país.

A sustentabilidade do homem do campo é umas das principais preocupações da atual gestão, por isso, o programa “Renascer das Águas”, que recupera nascentes assoreadas foi intensificado no município levando vida e esperança para dezenas de famílias da área rural.Mesmo diante de inúmeras dificuldades, a Prefeitura firmou parceria com o Governo do Estado, e tem trabalhado pesado para garantir a trafegabilidade nas estradas da zona rural, principalmente no período chuvoso.

Educação

Cacoal é conhecido e respeitado por ser um importante centro universitário do interior do estado, com mais de 30 cursos de ensino superior, e uma referência em saúde, com uma grande rede de hospitais e clínicas particulares especializadas. Aliado a isso estão o Hospital Regional, o Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital do Câncer São Daniel Comboni, referência em tratamento, atendendo pacientes de Rondônia e outros estados.

Para garantir o bem estar e a dignidade dos moradores e visitantes na cidade, a Prefeitura de Cacoal vem atuando em várias frentes de trabalho, seja com recursos próprios, investimentos dos governos estaduais e federais e parceria com empresários e sociedade organizada.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário