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CDL investe em análise e recuperação de crédito

O objetivo da CDL Ji-Paraná é preparar os profissionais da área de análise.

Publicado: 22/07/2018 às 09h47
Atualizado: 22/07/2018 às 09h48

A proposta é evitar o endividamento e inadimplência do consumidor junto ao comércio. (Foto: Divulgação).

Nesta época em que o país está se reerguendo economicamente, e as empresas estão proporcionando cada vez mais promoções e parcelamentos atrativos, o consumidor precisa redobrar sua atenção em relação ao saldo pessoal e equilibrar ganhos e gastos, isso é essencial para manter o orçamento pessoal sempre positivo.

Com o foco em temas como estes, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), vem pesquisando há um ano o Projeto “Crédito Consciente”, elaborando treinamentos para analistas e gerentes de crédito, com objetivo de prepará-los para conceder crédito de maneira eficaz para que sejam capaz de orientar corretamente o consumidor na hora da compra parcelada, trazendo maior tranquilidade na hora de pagar, e em caso de inadimplência agir de maneira a proporcionar ao consumidor a possibilidade de quitação da dívida e retorno ao mercado de compras a prazo.

Nayara Trindade, administradora da CDL, ressaltou que com mais de R$ 30 milhões em inadimplência de pessoa física em Ji-Paraná, um dos indicadores é a média de inadimplência por CPF que ultrapassa R$ 700,00 apontando mais de 50% de comprometimento salarial com parcelas, sendo que o correto seria no máximo 30%. Isso demonstra claramente falha na concessão de limite na fase de análise do crédito.

INADIMPLÊNCIA
Durante um ano a CDL analisou fatos como período de maior índice de inadimplência, período de maior quitação de dívida, faixa etária dos inadimplentes, tempo de recuperação na dívida, possíveis motivos pessoais e externos que ocasionaram a inadimplência, e desenvolveu um estudo de como estes fatores podem ser previstos na fase de análise de crédito.

“Após esta investigação concluímos que a inadimplência não está relacionada apenas no controle do consumidor, mas também na capacidade do analista de crédito em orientar o consumidor de maneira eficiente na hora de realizar suas compras a prazo”, ressaltou Nayara Trindade.

Desta forma criaram-se dois projetos, o “Crédito Consciente”, voltado para os empresários e profissionais da área de crédito, e o “Meu Crédito” voltado para o consumidor, onde a CDL vai disponibilizar dicas de como recuperar, proteger e aumentar seu crédito inclusive conseguindo diminuir taxas de juros, aumentar limites e evitar fraudes.
“O Crédito consciente é um projeto que proporciona a estas pessoas organizar suas dívidas e voltar a fomentar o comércio de forma segura para ambas as partes”, falou o presidente da CDL, André Moreira.

Por Assessoria

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