BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Defesa Civil de Cacoal alerta sobre enchente

A coordenação disse que a possibilidade de novas enchentes existe até o final do mês de maio.

Publicado: 24/02/2017 às 10h00

No último dia 15 de fevereiro mais de 300 famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas

No último dia 15 de fevereiro, mais de 300 famílias tiveram as casas invadidas pelas águas de uma enchente que atingiu o município de Cacoal e o Distrito Riozinho. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Cacoal, Francisco Nóbrega, ainda há possibilidade de novas enchentes, e os moradores devem permanecer em alerta.

Francisco conta que antes da enchente, já havia chovido dois dias seguidos, no terceiro o nível do rio subiu e transbordou causando enchente e alagamento nas residências que ficam no entorno do rio. O município de Cacoal é cortado pelos rios Pirarara, Tamarupá, Córrego Salgadinho e Machado e o Distrito de Riozinho é cortado pelo rio Riozinho.

“Os rios que transbordaram foram o Machado em Cacoal, atingindo os bairros Liberdade e Santo Antônio, e o rio Riozinho atingiu parte do Distrito”, contou Nóbrega.

Em consequência da enchente em Cacoal, 250 casas foram invadidas pelas águas e no Riozinho 60 residências foram atingidas. A prefeitura auxiliou na retirada de 40 famílias, e a maioria foi encaminhada para casas de parentes, por outro lado cinco famílias moradoras do Riozinho precisaram ser abrigadas em uma escola municipal, onde duas ainda permanecem.

“Nós tivemos que manter essas duas famílias no abrigo, pois elas não tem para onde ir e suas casas foram condenadas, após a enchente. Elas estão na lista para receberem casas populares, enquanto isso nós estamos dando assistência no que precisam”, contou Francisco.

O coordenador disse que a possibilidade de novas enchentes existe até o final do mês de maio, portante é preciso que as famílias que vivem em situação de risco permaneçam em alerta.

“O rio Machado é monitorado constantemente por um radar que acusa o nível de água. Essa medida é enviada para o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que caso veja alguma anormalidade já comunica as autoridades em Cacoal, para que o alerta de possibilidade de enchente seja divulgado aos moradores”, explicou Francisco.

Previsão do tempo

Segundo dados do site Climatempo (http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/336/cacoal-ro), a previsão para hoje (24) e amanhã (25) é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados com chuva a qualquer hora do dia.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário