BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Detran moderniza sistema online

DetranNet faz parte da segunda etapa do projeto de modernização iniciado em 2016.

Publicado: 15/03/2017 às 05h25

Serviços referentes à documentação de veículos migraram para o sistema DetranNet

Facilidade e modernização. É o que possibilita o sistema online DetranNet, implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). Com isso, para ter acesso a documentos de veículos, como taxas de licenciamento, prevenção contra incêndio (bombeiros), seguro Dpvat e multas de trânsito não é necessário enfrentar filas.

Desde janeiro, os serviços referentes à documentação de veículos migraram para o sistema DetranNet, iniciativa que faz parte da segunda etapa do projeto de modernização do Detran-RO iniciado em 2016 direcionado aos serviços de habilitação.

O investimento em tecnologia levou Rondônia a ser considerado o mais ágil no tempo gasto para emissão de habilitação no País, segundo o diretor-geral do Detran, José Albuquerque. “Com o DetranNet,  o serviço que demorava 30 dias para ser emitido em Porto Velho, e no interior do Estado em um prazo ainda maior, agora é feito em menos de duas horas na capital e em cerca de cinco dias no interior’’, destacou Albuquerque.

Com o avanço dos serviços de habilitação, agora a expectativa se volta para o de documentação de veículos. Nesta área, são os licenciamentos a principal demanda do órgão, seguido do primeiro emplacamento e transferência de propriedade do veículo, segundo o diretor-técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira.

Ao acessar o www.detran.ro.gov.br, o usuário terá acesso a serviços de Habilitação e Veículos. Na parte de habilitação, é preciso fornecer o número do CPF e a data de nascimento para ter acesso aos serviços de certidão negativa, 2ª via de CNH, Renovação de CNH e a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
‘‘Com o sistema online, você elimina aquela primeira etapa de ir até um balcão do Detran, esperar na fila para pagar as taxas do serviço’’, explicou Acássio.

Com exceção da certidão negativa, que pode ser obtida 100% online e sem pagamento de taxas, os demais serviços permitem que sejam emitidas as guias com as taxas e após o pagamento o usuário só precisa ir a um dos 72 postos de atendimento do Detran-RO para receber o documento pronto.

Para a renovação da CNH, primeiro o usuário acessa o sistema e imprime as taxas online. Na guia de taxas o usuário já é direcionado às clínicas onde deve fazer os exames. (Vanessa Moura)

Por Redação e Assessoria Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário