BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Dia do artesão foi festejado na E.F.M.M.

O ‘Dia do Artesão’, criado pela Lei 2419/2017, de autoria dos vereadores, Aleks Palitot e Zequinha Araújo

Publicado: 26/03/2018 às 08h00
Atualizado: 26/03/2018 às 11h05

Sec. Júlio César e Maria e Valdo Parintintin

A prefeitura de Porto Velho realizou no domingo dia 18 de março, uma festa de abertura da Semana do Artesão a partir das 8h, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em comemoração ao Dia do Artesão. Coordenado pela Subsecretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Abertura oficial com a presença das autoridades municipais e estaduais, autarquias, artísticas e religiosas, após apresentação formal, o ato ecumênico.

A programação em curso contou com: desfile dos artesãos com amostra de suas criações desde às confecções, acessórios e peças artesanais; dança do ‘Ventre’ e danças folclóricas dos grupos parafolclóricos ‘Companhia Yaporanga’ e ‘Watiku Mayakan’, quadrilha junina Juabp; apresentação musical, voz e violão e da G.R.E.S São João Batista, entre outros. Na programação também constou uma bênção especial aos artesãos que participaram do evento.

Tudo bem organizado, café da manhã top

O ‘Dia do Artesão’, criado pela Lei 2419/2017, de autoria dos vereadores, Aleks Palitot e Zequinha Araújo, que tem como objetivo, valorizar e divulgar o artesanato local. Cerca de cem artesãos estiveram presentes na comemoração da data alusiva à categoria: “O importante neste momento é ver a união e cooperação entre a classe e a oportunidade de expor e vender os produtos, mostrando aos porto-velhenses e aos turistas a qualidade do artesanato da nossa capital”, disse o subsecretário da Semdestur, Júlio César Siqueira.

A força feminina na política

“Temos que valorizar esses trabalhadores que se doam para divulgar o artesanato de Porto Velho, criando mecanismos de incentivo para a venda e exposição dos seus produtos, disponibilizando espaços nas principais praças da cidade”, disse o diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico, Euzébio Lopes.

Lili, presid. da ‘Feira do Sol’

Com a Lei, o ‘dia do artesão’ fará parte do calendário de eventos da Prefeitura do Município de Porto Velho, via Semdestur junto ao departamento de Desenvolvimento Socioeconômico.

Dado ao empenho dos artesãos, foi atendido pelo prefeito Hildon Chaves e o Dep. Garçom, a compra de um caminhão tenha sido uma grande conquista e melhorias à categoria: “Estamos muito satisfeitos com a homenagem e o respeito que nossos políticos

Pref. Hildon e Dep. Garçom, presenteados

estão tendo para com gente, pela vez primeira, fomos atendidos pelo poder público. Confesso quando vi o caminhão não acreditei ser verdade. O prefeito nos garantiu um novo local para ser realocado a ‘Feira do Sol’, a maneira que pediram e o respeito com todos, nos sentimos prestigiados. Não gosto de lembrar do passado, em que nas praças, na beira do rio Madeira, muitas vezes fomos arrancados e enxotados de lá.

Hoje, estamos sendo respeitados, a ‘Feria dos Sol’ está dentro do complexo da Madeira-Mamoré, tem tudo a ver com a história, somos nós que recebemos o turista e passamos a nossa história através de nossa arte. O nosso futuro será no complexo da E.F.M.M. com certeza”, com emoção conclui, a presidente Eliane Borges.

Por João Zoghbi Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário